Em mensagens divulgadas no Twitter, a polícia de Brandenburg adianta que um animal selvagem está desaparecido e pede à população que fique em casa, assim como os seus animais de estimação.

Segundo o jornal alemão Welt, o alerta é direccionado sobretudo às pessoas que moram nas zonas de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf, onde se acredita que o animal possa estar.

"O animal selvagem em fuga ainda não foi encontrado. Pedimos que não saia de casa. Se vir o animal, ligue para o número de emergência 110!", escreveu há cerca de duas horas a polícia de Brandemburgo no Twitter.

"Dois senhores gravaram um vídeo de smartphone e agentes da polícia experientes tiveram que confirmar que provavelmente é uma leoa", disse o porta-voz da polícia Daniel Kiep à emissora local RBB.

As autoridades estão a ser apoiadas na busca por caçadores, veterinários, um helicóptero e câmaras térmicas.

A polícia também contactou jardins zoológicos, circos e abrigos de animais, mas nenhum confirma a perda do animal.

No entanto, a polícia recebeu um vídeo que considerou verdadeiro e que mostra uma leoa a atacar e matar um javali, o que terá motivado o alerta, avança a AFP.

Um vídeo publicado no Twitter - que ainda não foi verificado - parece mostrar um grande felino no mato. Não é claro se foi ou não este vídeo a motivar o alerta em Berlim.