Apesar de nos últimos anos a contenção de gastos ser palavra de ordem no vocabulário dos portugueses, a verdade é que 30% dos portugueses não prescinde de investir parte do seu orçamento em viagens.

Um estudo realizado sobre a forma como o povo português está a planear as suas férias revela que este ano 28% pretende gastar entre 501 e 1000 euros, sendo que 27% pretende gastar o dobro, ou seja, mais 5% do que no ano passado.

Os portugueses gostam de fazer tudo com tempo, com 33% a admitir planear a sua viagem com 2/3 meses de antecedência. Se por um lado há quem faça uma estimativa relativamente ao total que vai gastar em voos e estadia (60%), por outro há quem opte por ir colocando regularmente dinheiro de parte (59%).

De forma a gastarem o menos possível, 29% dos inquiridos optam por ficarem acomodados em locais mais baratos enquanto 28% pretende poupar em voos.

Na altura de escolher o destino de férias, as redes socais são um poderoso aliado, com 61% a admitir que utiliza o Facebook como fonte de inspiração. Os restantes preferem trocar ideias com amigos, familiares ou recorrer a sites de viagens (49%).

Mas qual o local ideal para passarem as férias de verão? A praia surge em primeiro lugar na preferência dos portugueses, com 65%, seguido da cidade com apenas 26%.

O mesmo estudo revela que, por dificuldades económicas, ainda há muitos portugueses que fazem férias cá dentro ficando alojados numa casa de praia (21%).