Exposição de Paula Rego em Lisboa reforçada com novas obras

No próximo dia 22 de agosto, a Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego” – que se encontra patente ao público na Praça Central do Centro Colombo e já recebeu mais de 120.000 visitas – irá contar com 21 novos quadros inspirados na obra literária “Peter Pan”.

Estas novas obras irão substituir os atuais 26 quadros criados por Paula Rego e que são inspirados na obra literária "Jane Eyre" (em exibição desde 27 de junho até esta data), dando assim a conhecer um novo conjunto de obras da artista, igualmente relevantes, e inspiradas na obra universal "Peter Pan".

Para a realização desta nova série de quadros, Paula Rego recuou à sua infância e às memórias desse seu tempo mágico, de aventuras e mistérios, e à época em que leu, pela primeira vez, o livro "Peter Pan", oferecido pela sua ama.

A artista distancia-se propositadamente das descrições pormenorizadas que fazem parte da obra literária e apresenta-nos, nesta série de 21 quadros, a sua interpretação pessoal da história e das personagens que a integram.

Os seus quadros refletem, assim, alguns episódios assustadores e de extrema crueldade, conforme explica a artista: "Sabia que Peter Pan era verdadeira magia, foi essa magia que tentei captar, e ela também inclui o sofrimento das crianças. Não acho que o livro de Peter Pan trate de assuntos encantadores. É como as cores bonitas das gravuras que servem para atrair o olhar do espetador. Na verdade, a história leva-nos a um mundo subterrâneo que tem um mar dentro de si, um Inferno para crianças. A doçura de Wendy maternal é um veneno e o Capitão Gancho é tolo, mas perigoso. Tem tudo a ver com magia e medo".

“The Neverland”, “Learning to Fly”, “Wendy’s Song” e “Peter in the Bird’s Nest” são alguns dos quadros que integram esta nova série de obras da artista e que podem ser conhecidos, já a partir de 22 de agosto, na Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”.

A mostra – que assinala este ano a 7ª edição do projeto “A Arte chegou ao Colombo” – integra um total de 59 obras, expostas pela primeira vez num espaço comercial, que englobam uma diversidade artística muito grande - gravuras, pintura, pastel (pintura) e litografias.

Desenvolvida em parceria com a Casa das Histórias Paula Rego, com a Fundação D. Luís I e com a Câmara Municipal de Cascais, a Exposição "O Mundo Fantástico de Paula Rego" pode ser visitada até ao dia 27 de setembro, todos os dias, das 10h00 às 24h00.

Veja ainda: Já é possível mergulhar na única praia no meio de Lisboa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários