Baixa do Porto recebe instalação

O ViaCatarina Shopping, empreendimento comercial emblemático da baixa da cidade do Porto, exibe uma obra de arte na sua fachada. A responsabilidade é de dois jovens artistas portugueses.

Há muito que a cultura se cruzou com os Centros Comerciais. A prova disso é a recente instalação na Baixa do Porto, no centro comercial ViaCatarina Shopping. Resultado da iniciativa: Queres Fazer História?! – Propõe as tuas ideias para esta fachada emblemática do Porto, um  desafio que o Centro lançou, este ano, a todos os jovens Artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers e Arquitetos.

O objetivo consistia em promover a criação de sinergias potenciadoras de inovação, envolvendo o ViaCatarina Shopping e a comunidade de jovens criadores que pretendessem dar a conhecer a sua criatividade e competências.

viacatarina

O vencedor foi a instalação W(E)AVING, com a qual Nuno Pimenta e Frederico Martins, vencedores do Concurso VIArtes, apresentaram uma ideia inovadora para intervenção na fachada do ViaCatarina Shopping que combina os temas da tecelagem (weaving), enquanto método construtivo, e da ondulação (waving), enquanto resultado final e efeito visual.

Através de uma tecelagem manual de fácil construção e de carácter público, os autores, com a ajuda dos cidadãos portuenses, cobriram a fachada do ViaCatarina Shopping com um tecido de grande dinamismo e impacto visual, recorrendo apenas a meios completamente analógicos, conforme explicam: “a aproximação à tecelagem é tanto objetiva como metafórica, uma vez que é importante envolver as comunidades locais e todos os que passam na Rua de Santa Catarina nesta criação. Este grande tecido foi criado, a partir da multiplicação de módulos que fácil e rapidamente foram construídos e onde apelámos ao envolvimento coletivo da comunidade para a construção desta intervenção”.

Devido ao caráter participativo, instalação de arte W(E)AVING não é apenas um elemento contemplativo que subitamente, foi colocado na fachada do ViaCatarina Shopping, mas toda a criação das pequenas partes que a compõem como um todo irão ligar as pessoas que o teceram e que, diariamente, passam pela Rua de Santa Catarina.

artigo do parceiro:

Comentários