Esta edição do Distinguished Gentleman´s Drive, à qual se associa Lisboa, decorre em simultâneo em mais de 65 países e perto de 150 cidades do mundo.

Na capital, os mais de cem automóveis clássicos, já inscritos na iniciativa, irão desfilar “com pompa e circunstância” e percorrer 40 Km, promovendo a saúde masculina. O encontro tem início no Palácio Nacional da Ajuda, pelas 9h00, e o desfile passará pelo Palácio de Nacional de Queluz, rumo ao Palácio Nacional de Mafra.

A organização do Distinguished Gentleman´s Drive Lisboa desafia “todos os motoristas e passageiros a vestirem-se de forma elegante e à época, a conduzirem os seus clássicos, enquanto partilham uma causa solidária”.

Automóveis clássicos desfilam em Lisboa para apoiar a investigação em doenças masculinas
Distinguished Gentleman´s Drive Lisboa

No site oficial do evento os interessados encontram mais informações sobre a angariação de fundos de apoio a pesquisas vitais e programas para o cancro da próstata e saúde mental masculina.

O Distinguished Gentleman’s Drive teve origem no evento homólogo Distinguished Gentleman’s Ride (DGR) criado em 2012. Nessa altura o movimento foi criado para envolver os condutores de motas clássicas e pré-clássicas. Devido ao sucesso do movimento, a partir de 2021 foi alargado a viaturas automóveis clássicas pré 1980 criando, assim, dois eventos distintos: um para Motas (DGR) e outro para carros (DGD). O Distinguished Gentleman's Drive é por isso um evento automóvel, em estilo clássico.

O movimento foi fundado na Austrália por Mark Hawwa com o objetivo de angariar fundos e alertar a população para os problemas do cancro da próstata e de saúde mental masculina.

Os fundos angariados são investidos pela fundação Movember, uma das maiores organizações mundiais de promoção da saúde masculina.