Vamos falar sueco: a lógica do glossário de nomes da IKEA

Pode ser sueco (ou seja, não percebemos nada), mas os nomes dos produtos da empresa escandinava obedecem a uma lógica. E nós revelamos tudo.

Andar às compras na IKEA é (normalmente) uma boa experiência pois o espírito da empresa transmite-lhe aquela sensação de estar efetivamente na casa dos seus sonhos (vezes milhares de metros quadrados).

Mas alguma vez se questionou sobre os nomes dados aos produtos desta gigante sueca? Sim, apesar de não termos nenhuma noção de sueco, a verdade é que os cerca de 12.000 produtos da loja obedecem a uma determinada lógica.

De acordo com a Quartz, uma explicação do designer Jon Karlsson, numa apresentação em Nova Iorque ajudou a desmistificar um pouco este dicionário de sueco da IKEA (sim, é feminino, como pode confirmar no site da IKEA Portugal).

Ou seja, segundo Karlsson os produtos estão divididos em famílias aos quais são atribuídos nomes que podem ser de pessoas, de cidades suecas ou dinamarquesas ou mesmo flores ou plantas.

Por exemplo, a famosa estante Billy foi assim designada em homenagem a Billy Likjedhal, antigo responsável pela publicidade da IKEA. Já a linha de mobiliário de exterior tem nomes de ilhas escandinavas como Äpplarö ou Västerön, os tapetes têm nomes de cidades como Ådum, Stockholm ou Silkeborg e os têxteis de cama têm nomes de flores e plantas como Häxört.

Sabe o que significa IKEA? Trata-se de um acrónimo composto pelas palavras Ingvar Kamprad (o nome do fundador), Elmtaryd (o nome da sua casa de família) e Agunnaryd (a sua terra natal).

A ideia partiu do próprio fundador da IKEA, Ingvar Kamprad que, por sofrer de dislexia, tinha muitas dificuldades em memorizar os códigos referentes a cada peça de mobiliário ou objeto.

A mesma lógica funcionou para criar o nome de uma das empresas mais famosas do mundo. A título de curiosidade, sabe o que significa IKEA? Trata-se de um acrónimo composto pelas palavras Ingvar Kamprad (o nome do fundador), Elmtaryd (o nome da sua casa de família) e Agunnaryd (a sua terra natal).

Desta forma, para simplificar o inventário das quase 400 lojas da empresa no mundo, a cadeia de mobiliário escandinava usa o mesmo nome nos seus produtos, independentemente do país onde se encontra. A base de dados é de tal forma detalhada que quando é necessário nomear um novo produto, descartam-se palavras que possam ser consideradas ofensivas em outras línguas, palavras aprovadas por um comité que nunca foge desta lógica de nomes.

Mas há ainda situações em que os produtos são nomeados de acordo com a sua função como por exemplo a bicicleta Sladda, que em tradução literal significa deslizar, ou o moinho de especiarias Krossa, que em tradução literal significa esmagar/moer.

Resumindo, é esta a lógica usada para nomear os produtos à venda nas lojas IKEA. Tome nota e fique a conhecer um pouco melhor a filosofia desta empresa sueca.

Têxteis para cama - Nomes de flores e plantas

Camas, roupeiros, móveis de sala - Nomes de lugares noruegueses

Estantes de livros - Profissões e nomes masculinos escandinavos

Tigelas, vasos, velas e castiçais - Nomes de lugares na Suécia, adjetivos, especiarias, ervas, frutas e bagas

Caixas, decoração de parede, quadros e molduras, relógios - Expressões em calão sueco, nomes de lugares na Suécia

Produtos para crianças - Mamíferos, aves, adjetivos

Mesas, cadeiras e cadeiras giratórias - Nomes masculinos escandinavos

Tecidos, cortinas – Nomes femininos escandinavos

Mobiliário de jardim - Ilhas Escandinavas

Acessórios de cozinha - Peixes, cogumelos e adjetivos

Iluminação - Unidades de medida, estações do ano, meses, dias, navegação e termos náuticos, nomes de lugares na Suécia

Tapetes - Nomes de lugares na Dinamarca

Sofás, poltronas, cadeiras e mesas de refeição - Nomes de lugares na Suécia

Comentários