Não há dúvidas que ninguém gosta de ficar muito tempo à espera para pagar as suas compras, quer tenha ido fazer as compras do mês ou apenas comprar alguns produtos que estavam a faltar na sua despensa. Porque nem todos têm a possibilidade de ir ao supermercado durante as horas de menor movimento e as horas de ponta podem ser verdadeiramente caóticas, estas dicas, baseadas num estudo Dan Meyer, podem poupar muitas horas do seu tempo (e muitas dores de cabeça).

Escolha as caixas de fila única - Para além de não ter de gastar alguns segundos a escolher qual a melhor fila, está provado que este sistema é mais rápido.

Opte pelas filas do lado esquerdo - Esta dica tem uma explicação muito simples: a maioria das pessoas, sendo destras, têm tendência para olhar para o lado direito.

Procure as caixas que tenham mulheres a atender - Não se trata de uma questão de sexismo, mas por norma as mulheres são mais ágeis e rápidas a passar os artigos.

Prefira as filas com carrinhos cheios - Pode parecer um pouco contraproducente mas a verdade é que existe uma teoria matemática bem plausível. Segundo Dan Meyer, cada pessoa gasta em média 41 segundos a cumprimentar, pagar e despedir-se e cerca de 3 segundos a registar cada produto. De acordo com o mesmo estudo, para uma pessoa com 100 unidades todo este processo demora 6 segundos. Se escolher uma caixa com 4 pessoas, todas com 20 produtos, teria de ficar à espera 7 minutos.

Observe os carrinhos das outras pessoas - Nem todos os produtos demoram o mesmo tempo a serem registados. Por exemplo, as embalagens mais duras são passadas mais depressa, uma vez que o código de barras são mais fáceis de ler. Já os códigos de barras em sacos e embalagens de papel ou plástico enrugam-se mais facilmente e nem sempre são visíveis. Depois não se esqueça de verificar se existem muitos produtos iguais, que só necessitam de serem registados uma vez, ou frutas e legumes, que muitas vezes não são pesados devidamente e o cliente tem de o fazer na altura, atrasando assim toda a fila.