Dicas criativas: Escadas interiores

Veja as nossas dicas e torne a sua escada numa imagem de marca do seu lar.

Mais do que uma simples estrutura para subir e descer, as escadas podem assumir especial destaque nos ambientes. Estas podem surgir de duas formas: como elemento estrutural integrante da construção, ou como um elemento que respeita a função, mas com um carácter mais decorativo ou mesmo escultural, tornando o espaço esteticamente mais apelativo, diferente e com estilo. Sabemos que no mundo da arquitetura, os detalhes fazem toda diferença!

A escolha da escada correta confere ao espaço a fluidez do conceito escolhido para a decoração. Deverá ter em atenção a proporção deste elemento de forma a não ficar fora de escala, quer seja por excesso ou por defeito.

Dependendo do tipo de escada, poderá aproveitar o espaço debaixo desta para criar um apontamento decorativo no ambiente. 

Existem inúmeras soluções para escadas consoante os tipos de compartimentos e funções. Escadas em caracol, encastradas, suspensas e algumas que conciliam função com arrumação, entre outras.

As escadas podem ser materializadas recorrendo a diferentes tipos de materiais, desde a convencional madeira, passando pelo metal ou vidro, conjugando diferentes acabamentos dos mesmos.

Os guarda-corpos deverão acompanhar a imagem das suas escadas, seja de forma mais clássica, ou mais irreverente. Também aqui, a variedade de soluções estéticas e materiais é praticamente infindável. Existem ainda casos em que os guarda-corpos são inexistentes, abdicando-se da segurança e prol de uma estética mais depurada e ousada.

Aconselhamos a consulta de um arquitecto para desenhar este elemento, bem como para lhe recomendar qual o tipo de escada, e materiais que melhor se adaptam ao seu espaço e às suas necessidades.

Ana Hipólito Arquiteta anacrisfh@gmail.com


artigo do parceiro:

Comentários