Devia lavar isto todos os dias

Apesar do seu tempo poder ser curto para as lidas domésticas há certas coisas a que deve mesmo dispensar o seu tempo. Saiba o que devia lavar todos os dias e fique com uma casa cheirosa e livre de bactérias.

Por mais cansada que chegue a casa vinda do trabalho, não pode deixar a limpeza e bem estar do seu lar para trás.
Existem coisas que devem ser limpas todos os dias para que a sua casa fique mais arrumada, cheirosa, livre de bactérias, fungos e germes. Se o fizer, irá notar diferenças na sua saúde (especialmente se sofre de alergias). Ao acrescentar estas tarefas à sua rotina diária, irá notar uma enorme mudança na sua casa a longo prazo.

Panos

Aqui incluem-se os panos da cozinha e as toalhas de rosto da casa de banho. O que é certo é que como usa esses itens mais do que uma vez por dia, eles sujam-se rapidamente. Pode parecer que não, mas são dos itens mais contaminados da sua casa. Por isso, tente lavá-los todos os dias (ou trocá-los a cada dois dias), especialmente se tiver uma família grande.

Azulejo da casa de banho (paredes)

As paredes e a porta da sua casa de banho acumulam sujidade muito rapidamente, criando calcário e bolor. A solução mais rápida, simples e eficaz de evitar que isso aconteça, é passando um pano pelas paredes e pela porta após cada banho. Assim, as mesmas irão secar e prevenir manchas de mofo.

Fogão e micro-ondas

Ambos são recomendados que sejam limpos logo a seguir a cozinhar ou a aquecer comida. No caso do micro-ondas e para uma boa limpeza do mesmo, faça uma mistura com água e duas colheres de sopa de vinagre de álcool. De seguida ponha essa solução dentro do micro-ondas e ligue-o por 5 minutos. Depois, basta passar um pano e tirar o excesso do produto.

Tábua de corte

Tudo o que é de madeira é conhecido por criar micróbios e fungos se não forem limpos, incluindo as espátulas e as tábuas de corte da cozinha. Sempre que acabar de preparar a comida, mergulhe os objetos em água com vinagre durante alguns minutos. Mesmo que a tábua de corte não seja de madeira, deve na mesma ser desinfetada ocasionalmente. Para isso, aplique uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio litro de água na tábua. Passados 5-10 lave-a bem.

Bancada da cozinha

Todos os dias usamos a bancada para pousar vários objetos, alguns dos quais nem nos lembramos de ter lá deixado para além da comida (como chaves, o correio, sacos de compras, etc.). Todas essas coisas que deixamos na bancada acabam por trazer germes de outros lados e por isso é necessário que ela seja limpa e desinfetada diariamente.

Comentários