Acabe com o mofo na roupa

É bastante desagradável e por vezes até parece que a roupa nem ficou lavada. Mas não desespere e aproveite para colocar em prática alguns truques.

É muito fácil a roupa ganhar um cheiro característico a mofo em algumas situações: muito tempo molhada na máquina de lavar, não existir um espaço próprio e ventilado para secar, etc... As soluções que lhe apresentamos são económicas e práticas. Tudo para que a sua roupa fique sempre cheirosa!

Estender

Aposte em alturas em que esteja em casa para que assim que a máquina acabe, estenda a roupa imediatamente. Evite momentos de lazer porque a probabilidade de se esquecer ou ficar entretido com outra coisa é grande. Não obstante, o sítio para estender a roupa e o modo como o faz é muito importante. A mesma deve ficar num sítio arejado e, roupa mais grossa ou zonas com mais tecido (colarinhos, punhos, a zona da cintura, por exemplo), é muito importante que fiquem no local mais arejado. Mais vale lavar roupa em pouca quantidade, caso saiba que não tem onde a estender toda.

O ideal é que a roupa seque em alturas de mais sol, sendo que deve virar a roupa de cor do avesso para que as cores não sejam alteradas. Caso não tenha oportunidade de a estender ao sol use algum tipo de fonte de calor. O cheiro a mofo ou humidade por norma surge quando a roupa demora muito tempo a secar.

Máquina de lavar

Claro está que a máquina acumula sujidade e resquícios de outros componentes. Assim, é importante que verifique constantemente o estado da sua máquina. Não só estará a acautelar problemas futuros, mas como impede que o cheiro se impregne na roupa. Veja bem o interior da máquina, especialmente na parte das borrachas, uma vez que é o sítio ideal para acumular sujidade. Pode sempre optar por produtos específicos de limpeza de máquinas ou então colocar uma pequena quantidade de vinagre branco, esfregar com uma escova, deixar atuar um pouco e remover de seguida.

Mezinhas para a roupa

Como poderá já ter ouvido, o bicarbonato de sódio e o vinagre são ingredientes muito usados para remoção de cheiros em várias coisas da casa. Junte ¼ de chávena de bicarbonato (35gr) a 1 chávena de vinagre (+-250ml), dilua e coloque a solução na máquina. Faça o ciclo de lavagem normal com a roupa e estenda como indicado acima.

Outra opção é juntar 250ml de vinagre de maçã e 100ml de sumo de limão e, tal como acima, dilua e junte à roupa na máquina. Pode fazer o mesmo caso lave a roupa à mão.

No entanto, há altura em que o cheiro já está impregnado na roupa seca. Para evitar fazer nova lavagem e ter gastos e trabalho desnecessários, dilua cerca de 10gr de bicarbonato em água e embebeda bolas de algodão nessa mistura. Coloque-as na roupa e deixe atuar durante a noite.

artigo do parceiro:

Comentários