Momento alto dos dois dias de celebração dos vinhos e azeites alentejanos na capital é a "Grande Prova Mediterrânica", iniciativa aberta ao público, com 86 produtores vinícolas e que decorre na sexta-feira, 14 de outubro (16h00 às 21h00) e no sábado, 15 de outubro (15h00 às 21h00).

Na sexta-feira, Aníbal Coutinho dará início às provas comentadas. A primeira, agendada para as 18h00, sobre “Diversidade de castas e estilos no Alentejo”, seguindo-se às 19h30 o tema “Viagem ao Alentejo”.

No segundo dia da "Grande Prova" (15 de Outubro), será Rui Falcão quem dará início às provas comentadas, com uma degustação dedicada ao tema do “Grandes Vinhos do Alentejo”. Ainda pela voz de Rui Falcão vai decorrer a prova “Alentejo: dos vinhos de Talha ao novo Mundo” (18h30).

Por seu turno, na “Zona das Conversas”, um espaço especificamente reservado para a partilha de conselhos e experiências sobre os vinhos alentejanos, estão previstas diversas sessões abertas, entre elas, “Espumantes Alentejanos”, “Dicas para harmonizar vinhos do Alentejo” e “Comida, Brancos Alentejanos para o Inverno”, “Vinhos do Alentejo para a Ceia de Natal”.

No dia 14 de outubro, a partir das 16h30, os visitantes terão a oportunidade de participar no seminário “Aromas Misteriosos – Descubra-os e veja se é um bom provador” que será dado pelo Diretor da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Luís Pedro Amorim.

Já no segundo dia (15 de outubro), também às 16h30, será possível ingressar num “Mini Curso de Iniciação à Prova de Azeites” será dado por Teresa Zacarias, da Casa do Azeite.

Como já é tradição, a "Grande Prova" contará com muita animação e música ao vivo. Entre as atuações, inclui-se “The Black Mamba”, a 15 de Outubro às 20h00.

Para Francisco Mateus, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), comenta que “nesta oitava edição da Grande Prova, voltamos a apresentar produtos que são caraterísticos do nosso Alentejo. São mais de 400 vinhos e 30 azeites em prova. O evento insere-se na temática ‘mediterrânica’, não só pela componente saudável da sua dieta, mas também porque o vinho e o azeite são contributos inegáveis e essenciais para a composição dos sabores mediterrânicos”.

A organização, a cargo da CVRA e da Casa do Azeite, tem como objectivo estreitar a relação entre os produtores, os consumidores e os demais agentes envolvidos na produção dos azeites e vinhos certificados do Alentejo.

Confira a lista de todos os produtores presentes