Cultura coreana em destaque no Museu do Oriente

Uma semana de atividades gratuitas para conhecer a República da Coreia

A República da Coreia está em destaque no Museu do Oriente com uma semana de atividades gratuitas, de 12 a 16 de outubro, que dão a conhecer – e a experimentar - a língua, a escrita, o cinema e técnicas tradicionais, entre outras expressões desta cultura.

A partir do dia 13, das 14.00 às 18.00, é possível experimentar o traje típico deste país, o Hanbok - utilizado apenas em dias de festas tradicionais ou em ocasiões especiais, como casamentos -, e registar em fotografia esta viagem pela cultura coreana.

Nos dias 13 e 15, o workshop de Hanji Gongye ensina a criar uma peça decorativa com a colagem de papel tradicional, o hanji, feito de fibra de amoreira, utilizado para criação artística e artesanato em objetos como caixas, lanternas, vestuário e mobiliário.

Nos workshops de caligrafia Hangeul, que se realizam nos dias 13 e 16 de outubro, os participantes vão aprender como funciona este sistema de escrita e a desenhar os caracteres da caligrafia coreana (ou Hangeul Seoye), com as técnicas básicas do uso do pincel e da tinta. Trata-se de um jogo de equilíbrio e simetria, em que se misturam destreza, pensamento, concentração e sentido estético.

Na quarta-feira, dia 14, um workshop para miúdos (a partir dos 5 anos) e graúdos ensina uma prática milenar que, além de benéfica para a saúde, estimula a auto-estima, a perseverança e a disciplina: o taekwondo. Trata-se de um sistema coreano de combate sem armas, para defesa pessoal, que promove também um modo de vida saudável e o equilíbrio do praticante.

O Bojagui é outra das artes coreanas a aprender durante esta semana dedicada à cultura do “país das manhãs tranquilas”. Trata-se da técnica de patchwork que, empregando vários tecidos e técnicas, tinha inúmeras utilizações no quotidiano dos coreanos, tal como guardar, transportar, cobrir e decorar. No dia 14, o desafio é criar uma peça à maneira tradicional coreana.

Durante esta semana, numa co-organização com a Korea Foundation, as tardes são dedicadas ao cinema coreano contemporâneo, com a exibição dos filmes “O Leitor de Rostos” (Jae-Rim, 2013), “Maravilhosa Rádio” (Kwon Chil-in, 2012), “Arquitectura 101” ( Yong-Joo Lee, 2012), “Sempre (Só tu)” (Song Il-gon, 2011) e “Secreto e Grandioso” (Jang Cheol-soo, 2013).

Nos dias 15 e 16 tem lugar, no Time Out Mercado da Ribeira, em Lisboa, uma degustação de comida coreana, entre as 11.00 e as 13.00.

A Semana da Cultura Coreana é uma iniciativa da Embaixada da Coreia em Portugal, que se realiza no Museu do Oriente pelo terceiro ano consecutivo.

VEJA AQUI O PROGRAMA COMPLETO:

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários