Yoga para sempre

Regras de conduta sustentam as relações interpessoais

A situação social da sociedade está empobrecida e a empobrecer, no que diz respeito a valores éticos de conduta comportamental. Estes valores são extremamente importantes para o bom funcionamento de qualquer tecido social, desde o mais pequeno, por exemplo uma família, ao maior, como por exemplo um país ou mesmo o planeta. Estas regras de conduta sustentam as relações interpessoais tornando-as mais produtivas, sinceras e harmoniosas, originando bem-estar, entendimento e paz.

O Sanātana Dharma, mais conhecido como Hinduísmo aqui no ocidente, é o conjunto de todas as entidades religiosas, espirituais e sociais da Índia. Estas abarcam um conhecimento que é eterno e encerram em si mesmo um conjunto de valores que sustentam, ou pelo menos deveriam sustentar, o bom funcionamento das sociedades.

Dharma quer dizer literalmente aquilo que sustenta algo e que, por isso, atribui qualidades intrínsecas ao que é sustentado. Um livro só será um livro se tiver capa, lombada e se contiver palavras e estas tiverem conteúdo lógico. Podemos dizer então que a sua forma, as palavras e o contudo lógico são o que sustentam o livro, caso contrário teremos um caderno, ou outro objecto qualquer. Dharma pode ser colectivo ou individual e deverá ser aprendido para poder ser usado a favor do bem-estar de todos. O que sustenta a qualidade de ser mãe é completamente diferente daquilo que sustenta a qualidade de ser filho, o Dharma da mãe é então diferente do Dharma do filho.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O que procura?

Comentários