O Papel do Yoga Infantil e Familiar no Desenvolvimento da Criança

No Yoga, a criança e as suas famílias encontram um espaço de harmonia onde o elo é fortalecido com as variadas dinâmicas, (re) estabelecendo pontos e ligações emocionais muitas vezes quebradas por muitas preocupações da criança e do adulto

O Yoga é uma antiga filosofia de vida que tem vindo a ser cada vez mais praticada atualmente, talvez por ser considerada uma medicina alternativa restaurativa e de prevenção que revitaliza o corpo e a mente. Através desta prática dinâmica, e, ao mesmo tempo agradável, as pessoas conseguem alcançar níveis elevados de bem-estar.

As aulas de Yoga são baseadas na permanência em posturas (Asanas), com técnicas respiratórias (Pranayamas), de relaxamento (Yoganidrá) e de concentração (Dharana). A junção destas práticas resultam num desbloqueio energético dos músculos e da coluna vertebral, influenciando positivamente todo o funcionamento dos nossos sistemas fisiológicos. Os frutos desta prática não se limitam apenas ao corpo mas estendem-se também à mente, proporcionando um enorme bem-estar psicológico.

No Yoga, a criança e as suas famílias encontram um espaço de harmonia onde o elo é fortalecido com as variadas dinâmicas, (re) estabelecendo pontos e ligações emocionais muitas vezes quebradas por muitas preocupações da criança e do adulto.

Nos dias de hoje, as crianças e as suas famílias precisam, cada vez mais, de um espaço em comum, onde se possam (re) conhecer e relacionar melhor. O nosso dia-a-dia é cada vez mais preenchido por horas de trabalho, por horas de preocupações, por horas de responsabilidades, por horas de cuidar da casa, por horas de decisões rápidas, onde não há tempo para olhar (estar disponível emocionalmente) nem para a criança nem para nós próprios. São muitos os estímulos externos que assombram e bloqueiam a nossa mente e cegam os nossos olhos e, quando, finalmente, acordamos para a realidade, as horas para nós próprios, para a família e para a criança, já voaram. É possível organizar o nosso tempo e escolher “estar junto” na relação para que possamos contribuir para o desenvolvimento da criança e de toda a família.

Cada vez mais as crianças estão sujeitas a ‘stress’, depressões e ansiedade, pois sentem e vivem cada vez mais a vida agitada dos pais, onde muitas vezes não conseguem a estabilidade emocional que precisam. No ambiente escolar, geralmente, encontramos diversas problemáticas como a falta de atenção, agressividade (bullying), dificuldades de aprendizagem, dificuldades de concentração e ansiedade. Estas questões são muitas vezes derivadas da excessiva carga horária, da pressão escolar e familiar e da competição escolar.

O Yoga surge como uma metodologia para reduzir esta problemática, trazendo harmonia física e psicológica que ajuda as crianças a serem mais conscientes e saudáveis.

O que procura?

Comentários