Azares à parte, vamos falar sobre o gato preto

Sabia que 17 de agosto é o Dia da Apreciação do Gato Preto? E sabia que, apesar das muitas superstições à volta deste animal, este também já foi uma referência em várias culturas? Contamos tudo neste artigo.

Houve um tempo em que o gato preto era um animal de prestigio na sociedade. De repente começou a ser associado ao azar e a várias superstições. Mesmo que muitas tenham caído em desuso, a verdade é que chegaram até aos dias de hoje.

Mas quando começou esta (má) sorte do gato preto? Para isso temos de entrar numa viagem de vários séculos, por várias culturas e religiões.

Se por um lado, o gato preto começou por ter uma aura mística em civilizações celtas ou egípcias, sendo um símbolo de boa fortuna em religiões pagãs, a verdade é que foi na chamada Idade das Trevas, ou Idade Média, que o gato preto caiu em desgraça, sendo associado a um símbolo do diabo e de bruxaria, com a ascenção da igreja Católica.

Mas apesar de toda a publicidade negativa à sua volta, a verdade é que o gato preto conseguiu sobreviver a séculos de perseguições. E o grande objetivo deste dia é sensibilizar as pessoas para a adoção destes gatos.

Fique a conhecer os principais mitos ligados a este animal doméstico.

Escócia

Para os escoceses, a presença de um gato preto no alpendre de casa é sinal de prosperidade. No Reino Unido e no Japão também há a crença de que este animal é uma fonte de boa sorte.

Alemanha

Aqui, temos duas crenças diferentes. Por um lado, acredita-se que se um gato preto se atravessar no nosso caminho da direita para a esquerda é sinal de mau presságio. Mas se o percurso for inverso, ou seja, da esquerda para a direita, é sinal de boa sorte.

Itália

Também aqui há duas crenças distintas. Se por um lado, ouvir um gato preto espirrar é um bom presságio, o mesmo não acontece quando um gato preto se deita na cama de alguém doente pois é sinal de que a morte está perto.

Estados Unidos

Neste país, há a crença que, se um gato preto se cruzar no nosso caminho é sinal de má sorte.

Irlanda

Se alguém se cruzar com este animal, em noites de luar, é um prenúncio de epidemia.

França

No sul do país acredita-se que cuidar de um gato preto é uma fonte de boa sorte.

Letónia

Neste país, o gato preto está ligado ao espírito de Rungis, o deus da Colheita, logo, um sinal de bom presságio.

Portugal

Apesar de não haver uma crença muito específica em relação a este animal, a verdade é que acaba por ser um símbolo associado ao azar.

Qual o papel do gato preto nas antigas civilizações?

Celtas

Na mitologia celta, acreditava-se que uma fada com o nome de "Cat Sith" assumia a forma de um gato preto.

Egípcios

Na antiga civilização os gatos tinham um grande papel de destaque. Um desses casos está relacionado com o culto à deusa da fertilidade e protetora das mulheres, Bastet, que era representado com corpo de mulher e cabeça de gata preta.

Persas

Na Pérsia antiga acreditava-se que, se alguém maltratasse um gato preto, estaria a maltratar um espírito amigo, uma vez que se via no gato um animal de companhia para a humanidade.

O que procura?

Comentários