Por muitos considerados como um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é, nada mais nada menos, um distúrbio que faz com que as pessoas tenham episódios de sexo ou masturbação enquanto dormem, sem se lembrarem disso ao acordar.
Tal como algumas pessoas sofrem de insónias, outras apresentam quadros de sexónia, estando esta incorporada na parassonia que é a execução de movimentos atípicos durante o sono. Este distúrbio pode estar ligado a algum tipo de expressão cultural ou social ou a experiências traumáticas. Não obstante, alguns viciados em sexo também podem ter surtos. Os motivos para tal acontecer também podem ser vários e vão desde a apneia do sono, à privação deste, a determinados medicamentos e há também quem afirme que pode ser um fator hereditário.
Os atingidos são na sua maioria adultos e os episódios ocorrem em qualquer altura do sono, sendo a média de duração cerca de 30mn. O ideal é que se procure terapia para tentar contornar a questão, uma vez que este tipo de comportamento pode estar associado a outros fatores, como repulsa, culpa, raiva, vergonha, frustração, entre outros. Para além de que podem ocorrer surtos de violência, até porque um dos parceiros não está à espera de ser abordado para sexo enquanto está a dormir, por exemplo.
A intensidade varia de pessoa para pessoa, mas por estarem adormecidas não têm noção da força que fazem e do que fazem. Mais um motivo para procurar ajuda... é com certeza um elemento desafiador para um casal. Além de poder ser tratado com antidepressivos ou sedativos, a terapia, para além da ajuda psicológica, dá também enfoque à criação de um ambiente mais seguro e tranquilo. Por exemplo, trancar portas, retirar objetos perigosos ou utilizar despertadores.
Comentários