Anticoncecional:
As hormonas presentes nos anticoncecionais podem reduzir a lubrificação natural da vagina, tornando-a mais seca. Os lubrificantes são uma ótima opção para a ajudar na hora do sexo.

Não se esqueça dos preliminares:
Além de deixar o clima mais quente e aumentar o desejo, é nos preliminares que o corpo produz naturalmente a lubrificação. Peça ao seu parceiro para ter calma e, assim, aproveitarem juntos todos os momentos antes da penetração.

Infeções:
Algumas infeções vaginais podem causar incómodo e comichão. Com a alteração do pH da sua vagina, o tecido vaginal pode inflamar e provocar dor durante o sexo. O melhor é esperar que a infeção esteja sarada até voltar a ter relações.

Inchaço:
Se tem a bexiga cheia ou se a menstruação está a chegar, é provável que esteja mais inchada, o que pode tornar o sexo bastante desconfortável. Tente fazer sempre xixi antes de ter relações para evitar o incómodo.

Mude de posição:
Algumas posições afetam a inclinação do útero, o que pode causar desconforto durante o sexo. Troque de posição e experimente ficar por cima do seu parceiro. Esta posição irá permitir que tenha um maior controlo na profundidade e no ângulo de penetração, evitando o desconforto.

Endometriose:
Quando as células que revestem o útero começam a crescer noutros lugares, como nas trompas, os sintomas durante o sexo são de dor na zona da barriga. Consulte o seu médio para ter um diagnóstico claro e o seu devido tratamento.

Gravidez:
Se está grávida, quanto mais próxima estiver da data do parto, maior será o peso do seu útero. Ao deitar-se de costas, o peso pode comprimir um vaso sanguíneo, que poderá causar grandes dores e desconforto. Opte por posições mais confortáveis, como de quatro ou de lado.

Clamídia:
A Clamídia é uma doença sexualmente transmissível que pode causar cicatrização e inflamação nos órgãos genitais, o que torna o sexo doloroso. Deve deixar de ter relações sexuais até consultar o seu médico e confirmar se tem esta doença, uma vez que esta não apresenta sintomas. Só após receber o devido tratamento é que deve voltar a relações sexuais.

Spinning:
Se é fã de aulas de spinning, saiba que a forma como se senta pode estar a causar pressão sobre os nervos da vulva, o que resulta em desconforto durante a hora do sexo. Experimente usar calções acolchoados ou alterar a altura do assento, para mudar de posição e aliviar a pressão.

Amamentação:
A amamentação diminuiu o nível de estrogénio, o que faz com que os tecidos vaginais possam ficar mais delicados. Não se esqueça de usar lubrificante durante o sexo para a ajudar a diminuir o incómodo.

Vaginismo:
O aperto involuntário dos músculos vaginais faz com que a penetração se torne dolorosa, ou até impossível. Deve aconselhar-se com um médico e avançar com um tratamento, geralmente feito através de terapias, quando o trauma é psicológico.

Como foi a última vez?
Se a última relação sexual que teve foi mais selvagem do que imaginava, a sua vagina poderá sofrer com isso, ficando mais sensível ao toque e à penetração. Evite fazer sexo no dia a seguir e deixe passar uns dias até melhorar, e não se esqueça que o lubrificante existe para a ajudar nestas alturas!