Encontrar a pessoa certa com quem se quer assentar pode já não ser a parte mais difícil de um relacionamento. Fazer com que essa relação dure é o desafio. A maioria das relações acabam em separação e para além disso duram cada vez menos tempo. Claro que, como cada pessoa, cada casal é único, porém, existem sempre alguns fatores a ter em mente que podem prejudicar a relação desnecessariamente.
Confiança - A confiança é a base de qualquer relação, seja ela amorosa ou não. Por isso, a falta deste elemento numa relação só irá criar instabilidade e insegurança. Questões de confiança incluem: mentiras e traições que acabam definitivamente com qualquer relação, pois a confiança foi quebrada e, dificilmente, será conquistada na totalidade e os ciúmes. Ninguém aguenta estar sempre a desconfiar do parceiro e este a ter de dar satisfações do que faz o tempo todo, é necessário confiar para amar.
Comunicação - A comunicação é outra das âncoras das relações. Devemos ser capazes de confiar e ter a liberdade de dizer o que pensamos e o que sentimos com a outra pessoa. Falar aberta e honestamente permite que se fiquem a conhecer melhor e que cresçam juntos. Não é fácil para um casal caminhar lado a lado durante um longo tempo; aquilo que inicialmente atrai duas pessoas (atração física, interesses comuns, personalidade) muitas vezes deixa de ser o ponto central da relação no futuro. É necessário o constante conhecimento do outro de forma a que a ligação entre os dois fique mais forte e não vá enfraquecendo. Só desta forma se vão percebendo as diferenças de objetivos, prioridades e expectativas que cada um tem para a relação e, só assim estas questões poderão ser debatidas e resolvidas. Da comunicação também fazem parte as temíveis discussões. Apesar de não serem agradáveis são necessárias ao equilíbrio de uma relação. Todos os casais têm problemas e divergências, admiti-lo não torna a relação menos boa. Estudos demonstram que o evitar da discussão e dos assuntos que preocupam a pessoa é mais nocivo que a discussão em si. Varrer os assuntos para de baixo do tapete não é solução. Também o desprezo, por oposição ao respeito, é muitas vezes expresso através de julgamentos negativos, crítica ou sarcasmo sobre o valor de um indivíduo. Uma má comunicação ou mesmo a não existência de comunicação, resulta como um veneno na relação, destruindo o equilíbrio e a confiança de um relacionamento.
Individualidade - Há sempre que relembrar que numa relação existem duas pessoas, dois indivíduos diferentes e que quando um ou os dois se anulam para viverem os sonhos e a vida do parceiro pode ser o inicio do fim da relação. Não é saudável viver em função da outra pessoa, isolando-se do convívio social com os seus próprios amigos ou de qualquer atividade ou hobbies fora do namoro ou casamento. Relações que vivem assim acabam por criar um maior desgaste e saturação precoces. É fundamental criar um espaço de privacidade até mesmo para dar lugar às saudades e ao desenvolvimento da relação. E, importante, lembre-se que tal como referido no inicio do artigo, a maioria das relações terminam em separação, por isso, se isto acontecer não vai querer estar sozinho e sem amigos só porque não alimentou igualmente essas ligações durante o tempo do relacionamento.
Rotinas - Sair da rotina é dos comportamentos mais saudáveis para uma relação. A habituação a uma rotina pode levar ao fracasso da relação. Este desinvestimento verifica-se no cuidado com a aparência, no medo de mudar, ir a sítios diferentes, experimentar coisas novas ou mesmo na falta de tempo para ser romântico e para surpreender a outra pessoa. Tal como em tudo o que fazemos, se não somos estimulados com coisas novas ficamos aborrecidos e perdemos o interesse. O mesmo acontece com as relações: é necessário inovar.
Todos estes problemas são facilmente resolvidos se se trabalhar em conjunto e se houver comunicação e cedências de parte a parte. Porque, apesar de todas as diferenças e dificuldades, aquilo que não podemos mudar é a falta de amor; se gostamos mesmo de alguém, as outras diferenças são mais fáceis de resolver e ultrapassar.
Comentários