Em mais de 30 anos de casamento só se beijaram duas vezes e nunca tiveram relações sexuais. Pode parecer estranho, mas para Linda e Dennis a relação que partilham vai muito mais além da paixão e do sexo. Aquilo que os une é algo bastante mais profundo.

“O casamento não é sobre sexo. O sexo é sexo. O casamento é algo mais. É sobre um compromisso com a outra pessoa, tal como dizem, literalmente, os votos. Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza”, refere Linda no documentário realizado pelo site de notícias Huffington Post.

Dennis, 60, e Linda, 59, conheceram-se na faculdade e a paixão pelas artes juntou-os. Apesar de nunca terem escondido um do outro a sua orientação sexual, decidiram casar. Independentemente da relação pouco convencional que mantinham, Dennis e Linda sonhavam, como tantos casais, comprar uma casa, ter filhos e ser felizes.

Tal como todas as histórias de amor, a sua relação foi posta à prova várias vezes: após ser diagnosticada com distrofia muscular, Linda descobriu que era hermafrodita, colocando de parte a oportunidade de ser mãe. Apesar dos altos e baixos por que passaram ao longo dos anos, o casal acredita que o segredo do seu casamento é a amizade que os une.

“Eu digo sempre às pessoas: 'Se te casares com alguém, casa-te com o teu melhor amigo' […] Nós fazemos tudo juntos. Nós somos os melhores amigos. […] Cuidar dela é tomar conta de mim. É algo que acontece em simultâneo”, afirma Dennis.

A escrita, a pintura, o desenho e a fotografia são algumas das paixões que unem o casal e que pauta parte dos seus dias. Segundo as palavras de Dennis, o casal tem uma filosofia de vida: aproveitar o dia ao máximo e viver sem arrependimentos.

“Não deixes de fazer nada. Fá-lo agora porque não sabes… Se houver amanhã podes fazer outra coisa e não vais ficar a pensar:  ‘Não fiz aquilo que queria’. […] Nós [enquanto casal] não abdicamos dos nossos prazeres e da nossa felicidade”, sublinha.

Linda e Dennis têm um casamento com base na amizade, companheirismo, respeito, compreensão e amor mútuo. Tal como se costuma dizer ‘O amor pode ter várias formas’ e Dennis e Linda são a prova viva disso mesmo.

“Nós amamo-nos. E a vida é assim. Nós casamos com quem casamos e amamos quem amamos e não há maneira de explicar isso”, remata Linda.

E para si, qual o segredo de uma relação duradoura?