Idealizada e criada pelo casal franco-brasileiro Lucila e Ludovic de La Bédoyère, que fizeram de Portugal a sua casa há muitos e muitos anos, a Côco Gin produz artigos de luxo, com o objetivo de passarem de geração em geração.

Assim, todos os tabuleiros são concebidos artesanalmente por artistas extremamente talentosos no norte do Vietname, que utilizam processos ancestrais, desenvolvidos ao longo dos séculos.

Demorando 100 dias e 32 passos até se concluir a produção de um único tabuleiro – durante os quais são aplicadas mais de vinte camadas de laca, extraídas da resina do caju – a marca caracteriza-se por apresentar técnicas de confeção premium, raras de encontrar em objetos contemporâneos de decoração.

“Após muitos anos de viagens, com o olhar sempre focado nos detalhes exuberantes ou excêntricos, unimos a nossa inspiração aos pequenos tesouros que fomos encontrando no caminho, culminando no nosso próprio cabinet de curiosité. Foi nesse espírito que criámos a Côco Gin, para oferecer aos anfitriões e aos seus convidados, objetos com histórias para contar”, afirma Lucila de La Bédoyère, diretora criativa e fundadora da marca.

Obstinada em recriar em casa o sentimento de aventura de viajar no tempo e espaço, a primeira coleção da marca é composta por quatro tabuleiros que transmitem as histórias de diversas personagens marcantes e geniais, mas também de costumes e territórios exóticos.

Assim, o mapa celestial representado no tabuleiro Étoile (1.840 euros) remete para a devoção em compreender algo maior que o ser humano e foi inspirado por Tycho Brahe, o excêntrico astrónomo dinamarquês que perdeu o nariz num duelo provocado por um problema de matemática.

Destaca-se também o tabuleiro Kingmaker (1.980 euros), direcionado para todos aqueles que acreditam que o futuro não depende das estrelas, mas sim de ações e da capacidade de espiar – através do buraco da fechadura – os segredos do poder.

Já o Casati (1.980 euros) reflete o estilo decadente e lifestyle boémio da Marquesa Luisa Casati, espelhando uma espécie de labirinto veneziano, no qual esta passeava nua, carregando apenas consigo um casaco de pele.

Por fim, Posion (2.120 euros) oferece um olhar irreverente sobre a arte de bem viver, mas também sobre o envenenamento, representando luxúria e o pecado da gula.

Apaixonados pelos produtos tradicionais portugueses e reconhecendo o seu valor, os fundadores da marca não só deram início a novas linhas de produtos que aplicam o expertise local para criar peças decorativas irreverentes e excecionais, como também incluíram na sua primeira coleção, um suporte em latão puro (850 euros), produzido em Lisboa, capaz de transformar qualquer um dos tabuleiros, numa bandeja de mordomo, o que resulta num contraponto cosmopolita perfeito.

Atenta aos acabamentos e detalhes, todos os artigos da nova coleção da marca são numerados e acompanhados por um certificado de autenticidade e pelas histórias que inspiraram a sua criação.

Prometendo novidades a serem lançadas ainda em dezembro deste ano, como linhas de porcelana e jogos de jantar, a Côco Gin disponibiliza atualmente os tabuleiros no seu site e estará também presente na feira Maison & Objet que terá lugar na cidade de Paris, em 2021.