Há encontros que podem mudar uma vida. No caso da inglesa Isobelle Ouzman, radicada nos Estados Unidos da América, esse encontro deu-se em 2012 quando se deparou com uma caixa de papelão pejada de velhos livros de capa dura.

A ilustradora anteviu nos velhos volumes, gastos pelo tempo, a possibilidade de reciclagem. Não da forma convencional como olhamos para papel em fim de vida. O que Isobelle viu nos milhares de páginas escritas em velhos caracteres gráficos e nas capas talhadas pelo tempo, foi a possibilidade de dar uma nova vida, longa e bela, a todos aqueles livros.

Volvidos sete anos, Ouzman, sediada em Seattle, nos EUA, desenvolve um projeto a que dá o nome de “Altered Books”, algo como, vertendo para o nosso português, “Livros Alterados”. A artista aplica um minucioso trabalho de recorte e ilustração de centenas de páginas. Isto por forma a criar a ilusão de profundidade nas suas criações.

Artista canadiano esculpe paisagens grandiosas em velhas enciclopédias e bíblias
Artista canadiano esculpe paisagens grandiosas em velhas enciclopédias e bíblias
Ver artigo

Isobelle assume-se como um ser tímido, talhado por uma infância inglesa com poucos amigos humanos, mas com muitas amizades construídas em livros de fantasia. As mesmas que, hoje, encontramos nas páginas dos livros alterados. Florestas densas, folhagem espessa, misteriosa, habitada por animais dos bosques.

A criadora tem um princípio para todas as suas obras, nunca usar um livro novo. Isobelle apenas recorre a livros doados por familiares e amigos ou apreciadores do seu trabalho, tomos abandonados por desconhecidos, cujo fim seria o caixote do lixo ou o da reciclagem.

Ouzman admite que não traça um plano para o seu trabalho. O recorte de cada página, o intrincado da ilustração e a ilusão de perspetiva acontece à medida que labora sobre cada um dos volumes. Também não estamos perante um trabalho amigo da velocidade. Um livro alterado por Isobelle carece de semanas de trabalho, manual naturalmente.

Uma obra que pode ser acompanhada na página oficial desta criadora.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.