Residente em França, Samir Belhamra é, desde criança, fascinado pela arte e pela criatividade. Nascido no seio de uma família modesta, a sua infância e adolescência foram pautadas pela vivência num pequeno bairro que tinha a construção em altura como única paisagem. Na fase mais rebelde, chegou a fazer grafitis em prédios. Só anos mais tarde teria, como nós, acesso à internet e a programas de edição de imagem.

Foram softwares como o Adobe Photoshop que lhe permitiram viajar pelo mundo dos universos gráficos. "Esses programas permitiram-me desenvolver as minhas próprias ideias e lançar o meu negócio de computação gráfica", explica Samir Belhamra na sua página de internet. "Hoje, o meu estilo é atípico, situado entre a realidade e a imaginação de forma a que as pessoas sonhem, viajem e mudem perceções", acrescenta.

Há uns meses, o fotógrafo autodidata visitou a região francesa de Valensole, no sul do país, conhecida pelas grandes extensões de alfazema que marcam a paisagem. O que viu fascinou-o de tal maneira, que, inebriado pela beleza dos campos de lavanda, criou uma série de fotografias, que pode ver na galeria de imagens que se segue. "Smell of silence", "O cheiro do silêncio" em português, foi o nome com que as batizou.

As fotografias que integram o projeto artístico "Smell of silence", obtidas com um drone que Samir Belhamra adquiriu nos últimos meses, estão a tornar-se virais. Mas também há quem as critique. "Têm demasiado Photoshop", considera Alex Harris, um dos muitos que já leram notícias sobre o trabalho do fotógrafo. "Têm um ar falso. Estão demasiado manipuladas", lamenta um internauta que assina como Unicornstar.

"A beleza natural daqueles campos não necessita de Photoshop", considera também Pol Macqueron, outro crítico. O francês defende-se. "Esta é a forma que eu tenho de mostrar minha visão do silêncio, através da fotografia e do meu trabalho de edição", esclarece Samir Belhamra, que se assume como um artista visual. Nas redes sociais e no site que criou, podem ser admirados outros dos (muitos) trabalhos que já desenvolveu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.