A imaginação e a criatividade atravessam, nos dias de hoje, uma espécie de crise e as redes sociais são uma grande prova disso. Aquilo que cada um pretende mostrar aos que os seguem deveria ser, à partida, uma perspetiva única e original de si e do (seu) mundo. No entanto, a sensação de déjà vu que muitas vezes temos ao visualizar algumas das contas que existem é a mesma que a de um instagrammer do Alasca.

Este americano de 27 anos que pretende manter-se no anonimato criou o projeto Insta Repeat, uma página do Instagram que documenta a repetição de imagens publicadas nesta rede social. Com mais de 304.000 seguidores, o também cineasta condena o fenómeno de mimetização dos dias de hoje. "O propósito do Insta Repeat é criticar a falta de originalidade deste género de imagens nas contas do Instagram", diz.

A viver em Anchorage, um lugar inóspito que muitos turistas gostam de explorar, impressiona-o a forma como os mesmos destinos e os mesmos cenários continuam a aparecer repetidamente nos milhares de fotografias que são partilhadas. "Notei isso em várias plataformas [digitais]. É normal os artistas e criadores caírem em padrões. Mas acho que o que está a acontecer, especialmente no Instagram é mais extremo", critica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.