Andrius Burba é um fotógrafo profissional da Lituânia que dinamiza um projeto curioso e muito original. Este criativo fotografa animais e bicicletas sob uma placa de vidro, mostrando-os noutra perspetiva. "Underlook" foi o nome que deu ao projeto artístico, que teve o seu início há quatro anos. "Vi uma fotografia ridícula na internet de um gato sentado numa mesa de vidro, fotografado a partir de baixo", explica.

Na altura, o lituano resolveu subir a fasquia e tornar esta forma de fotografar, a partir de um ângulo diferente do habitual, mais profissional. Começou por fazê-lo com felinos domésticos mas, depois do estrondoso sucesso de "Under-cats", a primeira experiência, seguiram-se "Under-dogs" com cães e "Under-rabits" com coelhos e "Under-horses", com cavalos, que assume que foi "o mais difícil" de fotografar.

"Decidi que seria a primeira pessoa a fotografar cavalos desta forma. Só precisava de colocar um animal com 600 quilos em cima de um vidro, fazer um buraco no chão com três metros de profundidade e, a partir de lá, fotografá-lo com a minha máquina", desabafa Andrius Burba. Sendo um projeto mais ambicioso do que os anteriores, demorou dois meses a preparar e envolveu cerca de 40 pessoas.

A sua última série de fotografias foi "Under-bikes", um trabalho sugerido pelo dono de uma loja de bicicletas de Groningen, nos Países Baixos. "A primeira coisa que me veio à cabeça na altura foi que nunca tinha visto uma bicicleta nesta perspetiva, pelo que até poderia ser interessante fotografá-las assim", admite o lituano. Veja, de seguida, algumas fotos das diferentes séries que compõem o projeto "Underlook".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.