A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com sociedades  médicas, dão um novo passo na luta contra o cancro do colo do útero, ao lançar uma nova fase da campanha de educação e sensibilização “Passa a Palavra” na Televisão, na Internet, em Centros de Saúde e em Farmácias.

Através do “Passa a Palavra”, pretende criar-se um movimento de mulheres que alerte para as consequências das doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV), como cancro do colo do útero que é causado por este vírus e as formas de o prevenir.

O lema desta campanha é: “Todas fazemos falta. Diz não ao Cancro do Colo do Útero. Depende de ti!”. O cancro do colo do útero pode afectar qualquer mulher, pelo que esta campanha pretende alertar para a importância de consultar o médico regularmente, bem como de assumir hábitos de prevenção que podem, efectivamente, salvar vidas, como o rastreio regular e a vacinação.

A campanha terá três histórias, divididas em dois momentos essenciais: primeiro aborda o sentimento de ausência e a dor inerente à perda da “mãe”, de uma “amiga” e a “namorada” e num segundo momento, que sensibiliza para a importância de fazer rastreios regulares e prevenção através da vacinação contra o cancro do colo do útero.

Para Vítor Veloso, presidente da LPCC, o facto da “vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) ter entrado no Plano Nacional de Vacinação (PNV) representa um grande avanço para a prevenção do cancro do colo do útero.

O presidente da LPCC relembra que “o PNV incluirá as jovens dos 13 aos 17 anos, mas a prevenção deve ser promovida para todas as jovens e mulheres, para além destas idades”.

Esta campanha representa uma importante forma de “alertar a população para os riscos inerentes ao HPV e para a importância de rastrear e vacinar contra o cancro do colo do útero”, sublinha  Vitor Veloso.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, a Sociedade Portuguesa de Papillomavirus e a Sociedade Portuguesa de Pediatria são os principais impulsionadores da campanha educativa “Passa a Palavra”.

 

Para além da plataforma online, onde se disponibiliza informação e conselhos sobre o cancro do colo do útero e as suas formas de prevenção – www.passaapalavra.com – a campanha “Passa a Palavra” tem feito passar a sua mensagem através de: acções educativas em universidades e feiras de saúde, uma pulseira alusiva à campanha, cartazes, folhetos, postal free e stands em festivais de música.

Este ano também foi lançado o CD “Mulher Passa a Palavra”, cujas receitas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em todos estes suportes, o mote centrou-se num único apelo: a luta contra o cancro do colo do útero.

O cancro do colo do útero é causado pelo Papilomavírus Humano e representa a segunda causa de morte por cancro na Europa, em mulheres entre os 15 e 44 anos. Em Portugal morre uma mulher por dia devido ao cancro do colo do útero e são diagnosticados por ano cerca de 950 novos casos.

 

21 de Novembro de 2008