Dois irmãos, Miguel Ramos (especialista em design) e Rita Ramos (formada em ambiente), juntaram as valências profissionais e lançaram um projeto inovador em Portugal, a Stufa.

Através desta marca, esta empresa pretende tirar partido da experiência de plantar, colher e utilizar ervas aromáticas em casa, comercializando kits Stufa, com os quais é possível semear e usar os próprios temperos na cozinha.

Cada um dos kits integra um livro que funciona como um pequeno guia para ajudar os compradores a «não pôr os pés pelas mãos e para que tudo corra bem, com as instruções necessárias para cultivar as sementes, colher as plantas e dicas para cozinhar, além de sementes sufcientes para três plantações e identicadores em madeira reutilizáveis para colocar nos vasos», revela os autores da ideia em comunicado.

«Além de outras variedades de sementes, pretendemos criar os nossos próprios vasos com sistema de autorrega, uma aplicação para telemóvel e quem sabe edições especiais com plantas típicas de certas zonas do país ou do mundo», afirmam ainda os jovens empreendedores. O projeto nasceu da vontade de facilitar a vida ao consumidor, como fazem questão de sublinhar.

«Atualmente, este tipo de conteúdos encontra-se demasiado disperso por vários livros técnicos. Em segundo lugar, observamos que muitas pessoas se sentem frustradas quando tentam manter as suas ervas aromáticas vivas e de boa saúde em casa ou, ainda, quando se deslocam ao supermercado para adquirir, por exemplo, um molho de salsa e verificam que no final utilizaram apenas 1/3 do total e que os 2/3 restantes foram para o lixo ou apodreceram no frigorífico», justificam.

Empreendedores nacionais comercializam plantas aromáticas em kits