O Museu do Oriente organiza nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, das 10 às 13 horas, a terceira edição do workshop de cozinha ayurvédica. Este tipo de culinária defende que a sábia combinação de aromas, paladares e modos de confeção, ingredientes e atitude podem ser a chave da saúde, bem-estar e alegria.

Com esta iniciativa pretende-se que os participantes identifiquem o seu biótipo (através de documentação e questionários) e descubram quais os condimentos e alimentos que os equilibram e protegem da doença, de foram a poder cozinhá-los.

No final, é confecionada uma refeição completa a ser partilhada por todos. A culinária ayurvédica recorre a pratos vegetarianos, ricos em especiarias, aromáticos, coloridos e apetitosos. Em todos eles devem estar presentes os diferentes sabores: amargo, doce, salgado, picante e adstringente.

A formadora Maria Leonor Braga, nascida em Goa, é terapeuta da fala pela ESSA Alcoitão, terapeuta familiar sistémica pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar, terapeuta corporal somática pelo Centro Psicoterapia Somática Biossíntese, estudante de medicina ayurvédica e assistente de Wayne Featherstone, chef internacional de culinária ayurvédica.

2 de janeiro de 2013