É hoje óbvio que face a uma população crescente no planeta terra, provir a alimentação no futuro, em equilíbrio com os ecossistemas, obriga a repensar a forma e os meios como acedemos aos recursos. Em suma, teremos de alterar a forma como comemos.

Face ao exposto há, primeiro, que superar o obstáculo psicológico que se levanta entre fontes alternativas de proteínas, como os insetos. Há dezenas de milhares de insetos comestíveis, formas de os produzir com menos impacto negativo no meio e espécies nutricionalmente interessantes. Da teoria à prática, há que criar e incutir novos hábitos.

Seria capaz de comer este inseto? Duas fotógrafas italianas acreditam que sim
Seria capaz de comer este inseto? Duas fotógrafas italianas acreditam que sim
Ver artigo

Alinhada com esta questão, a agência de publicidade sueca, a Forsman & Bodenfors, criou um conjunto de alimentos para brincar, impresso em 3D, como incentivo às crianças a pensar de forma diferente os alimentos que chegam à mesa.

“Play Food From The Future” permite aos mais pequenos brincarem não com os habituais utensílios de cozinha, mas com os hipotéticos pratos que lhes reserva o futuro. Entre as estrelas deste conjunto de brincadeiras, está o “Bug Mac”, um hambúrguer composto de proteína de inseto, o “Tasty Waste”, representando o aproveitamento do desperdício de alimentos.

No seguimento desta campanha, a empresa sueca, desenvolveu uma linha criativa que incentiva os pais a apresentarem novos alimentos às crianças: “Os seus filhos dão-lhe problemas na hora de comer brócolos? Experimente insetos, algas e comida desperdiçada”.

A mensagem, embora nos possa parecer dura, traz um objetivo, levar as crianças, e os seus pais, a se interessarem pela comida sustentável do futuro.

A linha de brinquedos, impressa em 3D, é desenvolvida em parceria com a cientista Ingrid Strid, da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas. Qualquer pessoa com acesso a uma impressora 3D pode descarregar e imprimir os brinquedos gratuitamente aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.