Qual é o trabalho dos seus sonhos? Quando pensa no futuro, em que cargo se vê? Quais são as suas ambições salariais? Estas são algumas das perguntas que devem guiar o seu percurso profissional. As respostas serão ferramentas poderosas para construir um plano de carreira, que ajudará a traçar  um caminho mais pleno e satisfatório. Esse tipo de planeamento era comum em grandes empresas, que também o usavam para atrair talentos. Sem esta perspectiva por parte do empregador, migrou para o funcionário a responsabilidade de criar a própria rota e atualizá-la. Não é tão difícil quanto parece e ainda pode ser bastante eficiente para o levar ao objetivo final. Para definir o seu plano de carreira deve seguir alguns tópicos:

1. Desenvolva a sua autoavaliação

Depois de definir um objetivo, o próximo passo para construir um bom plano de carreira é aprofundar a temática fazendo a sua autoavaliação. Numa folha de papel faça uma lista das suas habilidades e capacidades. Ao lado, escreva os seus pontos fracos, aqueles que ainda estão longe de ser satisfatórios para o cargo que procura. Avalie também conhecimentos subjetivos, tais como a sua habilidade de se comunicar e alguns aspetos da sua personalidade.

2. Invista em si mesmo

Depois de perceber quais os seus pontos fracos deve procurar melhorá-los, seja através de cursos, ou através de leituras ou pesquisas.

3. Aprenda a comunicar

Os especialistas de recursos humanos apontam este como um dos pontos fracos mais comuns nos dias de hoje, por isso procure melhorar a sua forma de comunicação, pois será a melhor forma de transmitir aos outros as suas competências.

4. Reveja o seu plano com regularidade

É natural que interesses e desejos mudem com o decorrer do tempo. Para manter o seu projeto atualizado e não perder o foco é recomendável que o reveja pelo menos uma vez ao ano. É importante também estar a par da conjuntura do mercado: o seu plano precisa levar em consideração fatores externos, como crises ou reformulações dentro da empresa ou do mercado em que pretende atuar. Dessa maneira, você estará preparada para oportunidades inesperadas.

Veja também: 7 frases que as pessoas bem sucedidas nunca dizem

5. Siga o exemplo

Ao longo da sua trajetória, é essencial contar com alguém de nível sénior, que já tenha passado pela sua cadeira e lhe possa dar conselhos específicos sobre como agir. No momento de fazer ou atualizar o seu plano de carreira, essa pessoa é ainda mais importante, pois conhece o contexto das suas opções e poderá dar-lhe bons conselhos. Se a sua carreira estiver mais consolidada e você tiver recursos, contrate um coach. Esse profissional vai apresentar-lhe técnicas e metodologias para transformar o seu projeto em realidade.

6. Encontre o líder em si

Você pode ser um líder muito antes de assumir a coordenação de uma equipa: em casa, ou no trabalho, observando os seus superiores. Quando se convive com chefes maus, podemos destacar os padrões que não queremos repetir e espelhar o nosso caminho apenas naqueles que admiramos. Esta etapa também pode ser potencializada ao reparar em presidentes de outras empresas, acompanhar uma figura pública que estima ou ler biografias e livros de negócios. Cursos de liderança ensinam a comunicar-se com a equipe, o que dizer e como. Também ajudam a encontrar a postura ideal para épocas de crise. Ainda assim, não espere sentir-se totalmente pronto ou ter todas as respostas.

7. Planeie o seu salário

Previsões salariais também devem estar atreladas ao plano de carreira e precisam ser calculadas de acordo com a sua idade e o momento de vida. Estime o valor necessário para alcançar as suas metas e perceba quel cargo precisaria ocupar para isso. O próximo passo é ver se a realidade almejada é possível na empresa onde está. Se a recompensa esperada demorar, avalie o contexto. Leve em consideração a situação do mercado, o tamanho da empresa e a cultura interna.

Leia mais: Invista no marketing pessoal

Saiba ainda: Como brilhar numa entrevista

Veja também: Deixe o pessimismo de lado

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.