Quando procuramos a casa dos nossos sonhos, olhamos para a localização, o espaço interior, a vista, podendo-nos esquecer de outros pormenores importantes. A iluminação e a humidade são alguns fatores que podem tornar um bom imóvel num sítio desagradável para viver.
O certificado energético é o documento que o ajuda a perceber a eficiência energética de um imóvel
Este documento é obrigatório para qualquer edifício ou imóvel, quer seja novo ou usado, quer esteja publicitado para compra ou para arrendamento, quer seja uma venda privada ou uma venda por agência imobiliária. No fundo, é um bilhete de identidade do imóvel, que o acompanha sempre.
Depois de ter o certificado energético, como avaliar a eficiência do imóvel?
O certificado ajuda-o a perceber se com o imóvel irá gastar mais em retenção de energia. Assim, a eficiência em escala varia entre a classificação A+ (o melhor desempenho) e a classificação F (o menor desempenho).
Quanto maior for o desempenho energético, tendencialmente o preço da casa será maior
Este é o dado principal a reter, mas há outras informações que deve olhar quando analisa o documento, entre as quais:
- Informação específica sobre o consumo energético relativamente à climatização e águas quentes sanitárias;
- A morada do imóvel e os materiais que revestem a habitação, podendo perceber a forma como os materiais influenciam o desempenho energético;
- Notas de medidas que pode tomar com o objetivo de reduzir o consumo, tendo sugestões como instalar vidros duplos ou reforçar o isolamento, aumentando a eficiência energética;
Contudo, se seguir as sugestões do certificado pode em muito melhorar o desempenho do seu imóvel, poupando custos energéticos e sem ter de pedir uma avaliação superior do imóvel para o seu crédito habitação.
A importância da validade do certificado energético
Um certificado energético tem a validade de 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços. Além disso, nem todos os certificados energéticos são legais, já que estes só podem ser obtidos mediante intervenção autorizada por um perito certificado pela ADENE (Agência para a Energia).
Escolha um imóvel de que goste e que seja confortável viver. Procure sempre os detalhes que podem influenciar a sua rotina dentro dele para realmente ter a casa dos seus sonhos.
Comentários