Há dias que são inevitáveis! Ou porque se tem uma reunião mais cedo que costume ou porque se tem de ausentar ou porque os seus filhos assim o impuseram. As razões são bem diversificadas e mesmo para quem não tenha o hábito... irão sempre surgir dias em que terá de se levantar mais cedo. Mas, o pior nem são estes casos, mas sim o de pessoas que o têm de fazer todos os dias e continuam sem saber lidar com a questão. Mau humor, irritação e sonolência são caraterísticas normais e ter consciência que nem sequer é uma escolha pessoal é pior ainda. No entanto, o que a maioria das pessoas não tem noção é que isso acontece por culpa delas, ou seja, é certo que o horário de trabalho pode ser imposto, mas tudo o que acontece antes de dormir é de sua inteira responsabilidade. E nem vale a pena argumentar que não consegue ir para a cama mais cedo, por exemplo! Se nunca tentou – e não, não é tentar 2 ou 3 dias – ou se só experimentou fazê-lo por pouco tempo, é normal que nunca venha a conseguir. A rotina do sono não se conquista assim. E sim, há pessoas diurnas e noturnas, até porque possuem ciclos e genética diferentes, mas tanto umas como as outras devem ter uma rotina de sono.

Se tem de se levantar muito cedo e lida mal com isso, está na altura de começar a contrariar isso, até porque quando se começar a habituar irá, com certeza, andar mais bem humorado.

Criar rotina
O ideal será deitar-se e acordar sempre no mesmo horário. O nosso corpo tem um relógio interno pelo que se torna imprescindível seguir as suas badaladas e não andar constantemente a acertá-lo. Conforme referido acima, esta rotina não vai lá com 2 ou 3 dias. Insista! Não fique a ver aquela série até tarde, evite refeições pesadas, evite o álcool, evite o tabaco, evite o chocolate ou qualquer outro excitante, deixe o telemóvel ou portátil fora do quarto, não veja televisão na cama e dê preferência a um pijama confortável, a um quarto arejado e sem luz, a uma cama bem feita, a um banho quente, a um bom livro, etc...

“Mais 5 mn...”
É um erro crasso! Para além de poder adormecer de novo e acordar sobressaltado por já estar atrasado, o 'snooze' só serve para que o seu corpo e vontade fiquem com pouca energia. Quando o despertador tocar, espreguice-se com vontade, torça o corpo todo e levante-se.

Luz natural
A luz é um facilitador, por isso quando acabar de se espreguiçar, levante-se e abra as janelas. A luz facilita um acordar gradual e positivo.

Exercício físico
Parece algo improvável e possivelmente a vontade não é nenhuma, mas o que é certo é que o exercício físico pela manhã irá ajudar na sua boa disposição durante o dia. Ajuda o corpo a despertar melhor e a sua energia durante o dia será notória e o dia correrá ainda melhor. Não obstante, quando chegar ao fim do dia, vai ser boa a sensação de ter despachado mais essa tarefa.

Planear o dia
Se já custa levantar cedo, pior ainda se tiver que decidir determinadas coisas logo ao acordar: roupa, refeições, snacks, preparar mala, etc... Planeie e deixe preparado na noite anterior tudo o que for possível para assim evitar correrias e má disposição.

Atitude
A sua vontade e disposição também vão partir da sua atitude, isto é, se andar constantemente a repetir para si mesmo que odeia levantar-se cedo e que custa horrores, é normal que o corpo e a mente se ressintam. Coloque uma música energética e que goste no despertador, espreguice-se e abrace o novo dia. Acordar cedo faz com o seu dia renda mais e melhor!

Capacite-se do seguinte... o sono é das principais atividades da vida! Dá energia, previne doenças, ajuda a emagrecer e a pessoa sente-se bem física e emocionalmente. O sono deve e tem de ser uma prioridade e quem orgulhosamente diz tantas vezes que se aguenta com 4 ou 5 horas de sono, quando deveria dormir cerca de 8, não irá ter um desempenho enérgico e a médio/ longo prazo as competências também podem falhar.