Quando as crianças desenvolvem diabetes, muitos pais não sabem como lidar com o problema. O melhor que tem a fazer é conhecer a doença e tirar todas as dúvidas para ajudar seu filho. A diabetes é uma doença endócrina, que se caracteriza pela fraca ou inexistente produção de insulina por parte do pâncreas ou por resistência à mesma, uma situação que leva a um aumento de concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia).

Podem-se distinguir essencialmente dois tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1
É o tipo mais comum em crianças, de aparecimento súbito e pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento. Mas é na faixa dos 5 aos 7 anos e durante a puberdade que é mais comum.

Diabetes tipo 2
Surge quando as células resistem à acção da insulina, mesmo que sua produção seja normal, e resulta de um estilo de vida pouco saudável associado a factores hereditários.

Antigamente era uma doença típica do adulto, mas com a subida da taxa de obesidade infantil, este tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

Como prevenir a diabetes infantil?

As medidas de prevenção da diabetes podem ser adoptadas a partir do nascimento e estendidas ao longo da infância:

- Recorra ao aleitamento materno e evite a alimentação artificial, rica em açúcares desnecessários.

- Garanta uma alimentação saudável ao seu filho, para evitar a obesidade infantil.

- Incentive-o a fazer desporto, a brincar e a correr e explique-lhe os malefícios do sedentarismo.

Medidas a adoptar pelos pais

Quanto mais cedo a diabetes for detectada, mais eficazmente se controla a doença e se evitam complicações futuras.

Para controlar a diabetes tipo 1, são necessárias aplicações diárias de injecções de insulina. O número de injecções diárias varia de acordo com as necessidades da criança. A correcta monitorização dos níveis de glicose no sangue é imprescindível.

Na diabetes tipo 2, geralmente, não é preciso administrar nenhum medicamento à criança, mas é essencial fazer um controlo rígido da taxa de glicose; ajustar a dieta, retirando da alimentação açúcares de absorção rápida e incentivá-la a praticar exercício físico.

Para saber mais, contacte a Associação dos Jovens Diabéticos de Portugal, que conta com um Clube dos Pais, por telefone para  96 707 7057 ou na internet em www.ajdp.org

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.