Como podemos fortalecer o nosso organismo e fornecer-lhe armas de defesa?

Uma das respostas está nos citrinos (ex. laranjas, tangeras e clementinas), frutos que reforçam o sistema imunitário. Como é do conhecimento geral, os citrinos são frutos ricos em vitamina C (ácido ascórbico). Este composto é um poderoso antioxidante, ou seja, protege o organismo da actividade dos radicais livres, moléculas resultantes das reacções químicas que envolvem o oxigénio e que causam envelhecimento e cancro.

Não curam a constipação mas ajudam a combatê-la. Sumos naturais com laranja
Não curam a constipação mas ajudam a combatê-la. Sumos naturais com laranja
Ver artigo

Aos benefícios dos citrinos podemos acrescentar, ainda, o seu elevado conteúdo em fibras. Desta forma, quando descascar uma laranja não lhe retire totalmente a parte branca, abaixo da casca, pois é uma fonte de fibra, pectina. Como tal, coadjuva na regulação do trânsito intestinal.

Este tipo de frutos ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a absorver o ferro, factor muito importante em caso de anemia.

Assim, sempre que comer cereais, ingira sumo de laranja - um copo - (após espremidas as laranjas, o seu sumo deve ser de imediato consumido pois degrada-se rapidamente), assim a absorção do ferro contida nos cereais será potenciada.

E quem não se recorda, nas aulas de História, da referência ao escorbuto, doença de que tanto sofriam os navegadores portugueses? Esta doença, que consistia no sangramento das gengivas, foi facilmente combatida com a inserção de citrinos na alimentação.

Pois bem, tal deve-se ao facto da vitamina C ter um papel importante na formação do colagénio, substância que promove a ligação das células e impede a ruptura dos tecidos e dos vasos sanguíneos, impedindo assim o sangramento.

Há, no entanto, um factor a ter conta: os citrinos são frutos muito ácidos e, como tal, é necessário ter um especial cuidado no seu consumo quando se tem por exemplo problemas de estômago.

Alexandra Rebelo
Técnica alimentar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.