A globalização revolucionou a produção, consumo e disponibilização de alimentos, mas vulnerabilizou populações que dependem da importação, como acontece com a pandemia covid-19, que levou à interrupção de cadeias de fornecimento de alimentos.
A Itália atingiu as 22.745 mortes provocadas pelo novo coronavírus ao registar 575 óbitos nas últimas 24 horas, um número superior aos 525 de quinta-feira, mas prosseguiu o recuo do número de infetados e hospitalizados.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse hoje que há 17 laboratórios da academia a fazer testes de covid-19 em lares de idosos, referido que, atualmente, a principal preocupação é testar os trabalhadores.
O diretor da Associação de Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca (AABMA), concelho de Vila Franca de Xira, disse hoje que há 47 casos positivos de covid-19 no lar e que o espaço deverá ser evacuado.
O número de casos registados de infeção pelo novo coronavírus pelas autoridades em Moçambique subiu de 31 para 34, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A Suécia, que tomou medidas mais suaves do que os restantes países europeus no combate ao novo coronavírus, anunciou hoje que vai intensificar os testes de despistagem à covid-19 nas próximas semanas.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que os estabelecimentos de saúde destinados exclusivamente a maternidade devem seguir grávidas que tenham testado positivo à covid-19, as quais, nesse caso, devem ser transferidas para hospitais.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que compete a quem está no terreno avaliar se são ou não necessárias mais medidas de contenção, apontando a responsabilidade às autoridades de saúde locais, autarquias e mecanismos municipais de Proteção Civil.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) encerrou as suas missões de resgate no Mediterrâneo, no navio Ocean Viking, após falhar um acordo com a SOS Méditerranée sobre as operações no mar perante a crise da covid-19.
A Itália vai usar uma aplicação de smartphones para rastrear os casos de coronavírus com o objetivo de limitar a sua propagação, que começará a ser testado em poucos dias em várias regiões da península.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado nas últimas 24 horas um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 106 o número de infetados no arquipélago.
Portugal tem cerca de 250 médicos intensivistas, mas garantiu que há outros profissionais aptos para manusear ventiladores, nomeadamente anestesiologistas, pneumologistas e internistas, garantindo uma articulação interdisciplinar, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
A situação epidemiológica no âmbito da pandemia de covid-19 no Algarve mantém-se “estável”, com o aumento do número de casos a manter-se inferior a 5%, afirmaram hoje as autoridades de saúde regionais.
O Reino Unido registou mais 861 mortes de pessoas infetadas nas últimas 24 horas, aumentando para 14.576 o número de óbitos durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) anunciou hoje que mantém a confiança no diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Curry, que irá manter-se no cargo, e não haverá transferência de serviços para outras unidades.
O Irão anunciou hoje ter registado 89 mortes nas últimas 24 horas motivadas pelo novo coronavírus, um balanço inferior a 100 mortos pelo quarto dia consecutivo no país mais afetado pela doença na região do Médio Oriente.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que a população portuguesa “tem de ser muito disciplinada, coesa e organizada” para “fazer parte da solução”, porque o novo coronavírus tem a sua dinâmica, que se não for contrariada vai propagar-se.
Cerca de 224.000 testes para diagnóstico de COVID-19 foram processados desde 01 de março, das quais 10,5% apresentaram resultado positivo, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro registou mais uma morte por infeção pelo novo coronavírus, elevando para 22 o número de óbitos associados à COVID-19 na instituição, foi hoje anunciado.
Um inquérito do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto sobre a adaptação à covid-19 concluiu que os participantes com sintomas que não conseguiram contactar a Linha SNS24 recorreram mais à farmácia do que os que reportaram contacto.
As multinacionais farmacêuticas GSK e Sanofi poderão ter pronta na segunda metade de 2021 uma vacina para a covid-19, que será desenvolvida em conjunto, anunciaram hoje as duas empresas.
A pandemia da COVID-19 matou pelo menos 145.673 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00, que dá conta de mais de dois milhões de infetados.