O Hospital Privado do Alentejo, a construir em Beja, vai implicar um investimento de 26 milhões de euros e criar 250 postos de trabalho para "reforçar a oferta de cuidados de saúde hospitalares diferenciados", foi hoje divulgado.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, profere hoje, no Parlamento Europeu (PE), o discurso do Estado da União Europeia (UE) e as prioridades para 2022, onde os temas dos refugiados e da pandemia não faltarão.
Mais de metade dos jovens entre os 12 e os 17 anos e todos os idosos acima dos 65 anos já têm vacinação completa contra a covid-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mais de 2.300 pessoas morreram num dos piores surtos de cólera dos últimos anos na Nigéria, tendo registado pelo menos 69.925 casos suspeitos de infeção até ao início de setembro, em 25 dos 36 estados daquele país africano.
A distribuição dos médicos nas várias regiões tem também tido mudanças. Em 1979, 52,8% dos médicos estavam inscritos na região sul, 31,0% no norte e 16,2% no centro. Agora, 46,5% estão no sul, 36,7% no norte e 16,8 no centro.
O peso das doenças mentais é de 22,5% no total das patologias, relativamente aos anos vividos com incapacidade, adianta a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) num documento divulgado hoje em que faz um retrato da saúde dos portugueses.
A reitora da Universidade Católica Portuguesa sublinhou hoje que a inauguração da nova Faculdade de Medicina, a primeira privada nesta área, marca “um tempo novo”, reafirmando a vontade de contribuir para a inovação da formação médica em Portugal.
O Fórum Médico (FM), que junta várias entidades desta classe profissional, acusou hoje o ministro do Ensino Superior de “persistir no erro”, ao reafirmar a sua posição sobre a formação da especialidade de Medicina Geral e Familiar.
O primeiro-ministro criticou hoje os “bloqueios corporativos” que adiaram a criação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica, salientou as exigências ao nível da formação científica, mas frisou que o país vai formar mais médicos.
A variante Delta do vírus SARS-CoV-2 permanece dominante no país, sendo responsável por 99,7% das infeções, avança hoje o INSA, que adianta que foi detetado um caso da variante Gamma na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que tem havido “muita conversa” sobre a distribuição equitativa de vacinas no mundo, contra a covid-19, mas “muita pouca” ação.
O aquecimento global será irreversível se as emissões de gases com efeito de estufa não forem reduzidas drasticamente antes de 2030, conclui um estudo publicado hoje pelo centro de estudos britânico Chatham House.
O Reino Unido vai começar a dar uma terceira dose de vacinas contra a covid-19 a partir da próxima semana aos maiores de 50 anos, anunciou hoje o ministro da Saúde, Sajid Javid.
Os optometristas são especialistas dos cuidados primários para a saúde da visão com formação universitária extensa e profunda para a prescrição da compensação de erros refrativos e síndromes de visão binocular
O processo extraordinário de adesão à ADSE pelos trabalhadores com contrato individual de trabalho em entidades públicas fez entrar para o subsistema de saúde mais 105.507 novos beneficiários, indicou hoje o Ministério da Administração Pública.
Os profissionais de saúde em França manifestaram-se hoje contra a medida que torna obrigatória a partir de amanhã a vacinação contra a covid-19 para trabalhar nos hospitais, sob pena de verem o seu salário suspenso, ameaçando uma greve geral nas próximas semanas.
O ministro da Educação avisou hoje que a testagem ao novo coronavírus do pessoal docente, não docente e alunos é muito importante para maximizar o ensino presencial no novo ano letivo que arranca hoje.
A vacinação obrigatória contra a covid-19 dos profissionais de saúde entra em vigor em França na quarta-feira, uma medida que abrange 2,7 milhões de pessoas, mas conta com forte oposição de uma minoria.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou para quarta-feira uma "manifestação simbólica" com base em concentrações relâmpago à porta das instituições de saúde, reivindicando a melhoria das condições de trabalho.
Os Açores registam hoje 12 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, mais sete do que na segunda-feira, totalizando 114 infeções ativas nas últimas 24 horas, revelou a Autoridade Regional de Saúde.