No ano passado apenas 8% dos portugueses diziam despender parte do seu orçamento para comprar equipamento e material de desporto. Este ano esse valor subiu para 14%, o que representa quase o dobro.

"São números interessantes, que demonstram um crescente interesse dos portugueses pela prática desportiva e bem-estar. Significa também que estão preocupados com a sua saúde e em manter um estilo de vida ativo e saudável", explica Pedro Camarinha, diretor de Distribuição do Cetelem, entidade que encomendou o estudo.

O orçamento médio reservado pelas famílias para esta categoria em 2017 é de 170 euros, um valor semelhante ao do ano passado, quando os inquiridos previam gastar 157 euros.

O estudo Observador Cetelem tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas.

O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 11 e 15 de maio, e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Veja ainda: Estes são os desportos que queimam mais calorias