O Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização, assim como, a retirada do mercado, de sabonetes da marca “Autour du bain” que imitam géneros alimentícios, informou esta quinta-feira a Autoridade do Medicamento em comunicado.

A decisão aconteceu na sequência de um alerta gerado na Rede de Alertas de Produtos Não-Alimentícios Perigosos (RAPEX) da União Europeia.

"A presença de pequenos componentes destacáveis nestes sabonetes pode causar asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do trato intestinal, especialmente em crianças", alerta o Infarmed.

Risco para a saúde

O Infarmed recorda que “a legislação europeia e nacional proíbe o fabrico, importação, exportação ou comercialização de produtos que possam pôr em risco a saúde e segurança dos consumidores devido à confusão com géneros alimentícios, em especial pela aparência, forma, cor, odor, embalagem, rotulagem, o volume ou dimensões”.

Assim sendo a Autoridade do Medicamento alerta ainda que as entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar.

Também os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar e devem mantê-los fora do alcance das crianças, alerta ainda a autoridade do medicamentos.

Os produtos em causa são fabricados em França.