Em nota de imprensa, o CHL informa que o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM) vai alargar o seu horário de prestação de cuidados no serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André.

"Este apoio, uma iniciativa da equipa do SPSM empenhada em garantir o melhor atendimento e acompanhamento dos utentes", estará assegurado todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, entre as 08:00 e as 00:00, "possibilitando um atendimento mais abrangente e evitando transferências para outras unidades neste horário mais alargado".

"A implementação desta medida só é possível graças ao crescimento da nossa equipa médica, com a recente integração de mais uma médica especialista formada no nosso serviço", justificou o diretor do SPSM, Cláudio Laureano, citado na nota de imprensa.

O especialista considerou que também pretende "assim dar uma resposta atempada às necessidades dos utentes, colmatando a necessidade de transferir utentes e reduzindo o tempo de permanência na urgência dos utentes orientados para psiquiatria que a ela recorrem depois das 20:00".

Segundo o psiquiatra, a saúde mental é "reconhecida como uma área de intervenção prioritária, pelo que a psiquiatria é definida como uma valência de necessidade obrigatória num serviço de Urgência com a dimensão do CHL".

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental dispõe de 11 psiquiatras, nove médicos internos de psiquiatria, 25 enfermeiros, dois técnicos de serviço social e três assistentes de psicologia clínica.

Está organizado em unidade de internamento de doentes agudos, unidade de ambulatório de consultas externas, apoio domiciliário de enfermagem e serviço social.

Recentemente, foi alargado o apoio domiciliário a consulta médicas psiquiátricas no domicílio para doentes mentais graves no âmbito da implementação de uma Unidade de Psiquiatria Comunitária, Unidade de Internamento de Doentes em Evolução Prolongada de Psiquiatria e Hospital de Dia de Psiquiatria.