“Tem havido uma preocupação da ARS do Norte em revitalizar o CHTMAD”, afirmou o presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte, Pimenta Marinho.

No âmbito de uma audição parlamentar, requerida pelo PCP e pelo PSD, Pimenta Marinho informou que a ARS do Norte tem estado a trabalhar com o CHTMAD no reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “seja pela aposta na internalização de cuidados, seja por cirurgia adicional ou interna, de forma a não ser necessário enviar doentes para fora”.

“Temos trabalhado muito com o centro hospitalar na captação de recursos humanos, desde médicos a enfermeiros. […] Em dezembro de 2016, tínhamos mais trabalhadores do que tínhamos em dezembro de 2015, nas diversas áreas. Essa tem sido a preocupação”, revelou o responsável da ARS do Norte, reconhecendo que há um défice de recursos humanos no CHTMAD.

Apesar de persistir o défice de trabalhadores, o CHTMAD “melhorou a acessibilidade e criou condições para fixar jovens especialistas”.

“Em 2016, o hospital fez mais cirurgias, fez mais sessões de hospital de dia, fez mais sessões de radioterapia, diminuiu, de facto, em algumas consultas externas, mas os lenços padrão aumentaram 2,2% [em 2016], enquanto em 2015 diminuíram 0,7% e em 2014 diminuíram 5,6%”, indicou Pimenta Marinho.

Segundo o presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte, “houve uma preocupação de reforçar o contrato programa”, que passou de 103 milhões de euros em 2016 para 107 milhões de euros para 2017. “Quando avaliamos os indicares de qualidade e eficiência, o desempenho global passou de 65% para 85,6%”, adiantou o responsável.

Na perspetiva de Pimenta Marinho, “2017 será um ano francamente melhor [para o CHTMAD], devido à colocação de especialistas que entraram em agosto e em dezembro”.

Em termos de projetos, a ARS do Norte quer “muito reforçar o centro hospitalar”, estando previsto o reforço da capacidade instalada nos blocos operatórios do CHTMAD.

O CHTMAD inclui os hospitais de Vila Real, Lamego, Chaves, um polo em Vila Pouca e um na Régua, que atualmente está fechado.