Até à data, 4.114 profissionais foram infetados pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, sendo que “os dados mais recentes referem que 3.463 já estariam recuperados”, disse Marta Temido na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à COVID-19.

Sobre a questão do critério da testagem de profissionais de saúde, Marta Temido afirmou que é algo que as autoridades têm “acompanhado e que provavelmente estará ainda num processo de evolução”.

Presente na conferência, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, adiantou que está a ser preparada uma norma sobre política de testagem nacional, no qual os profissionais de saúde estão “obviamente incluídos”.

“Está em fase relativamente adiantada do seu desenvolvimento, mas quero dar nota que é uma política de testagem que estamos a planear já em consonância com o que é o plano de inverno”, disse Diogo Cruz.

A ideia será “fazer já uma política de testagem nacional que tenta perdurar o inverno, a menos que apareçam novas evidências científicas e, como nós sabemos, com a COVID-19 é bem provável que elas venham a aparecer”, sublinhou.

Diogo Cruz não avançou prazos de quando vai sair esta norma, dizendo apenas que está “numa fase muito adiantada do seu desenvolvimento” e espera que seja brevemente publicada.

A pandemia de COVID-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.712 pessoas das 49.692 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.