Em comunicado, o candidato bloquista diz ter reunido com o diretor-geral da ERSUC, transmitindo-lhe a preocupação e o descontentamento das populações em relação aos maus cheiros emitidos pela unidade onde se efetua o tratamento aos resíduos sólidos urbanos, situada em Eirol.

Na reunião, Nelson Peralta pediu soluções para o problema, nomeadamente a "utilização de células de aterro mais pequenas e a redução de matéria orgânica destinada a aterro".

O candidato bloquista afirmou ainda estar preocupado com o excesso de resíduos que estão a ir para aterro e que reduzem a vida útil dessa instalação, para além de aumentar os maus cheiros. "Apenas 25% dos resíduos deveriam ir para aterro, mas na verdade estão a ser encaminhados mais do dobro desse valor", refere a mesma nota.

Nelson Peralta lamentou ainda a "delapidação" do património municipal levada a cabo pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), adiantando que o município foi um dos quatro que venderam a sua parte na empresa ERSUC.

O candidato considera que a autarquia perdeu peso na gestão da ERSUC, um aspeto que diz ser "bastante negativo", ainda para mais quando alberga o aterro e a UTMB. "É necessário uma câmara ativa e interventiva em relação à ERSUC, para encontrar soluções que minimizem os impactos da UTMB de Eirol que afetam as populações vizinhas. Lamentavelmente nada disto se tem visto em Ribau Esteves e no PSD/CDS", refere.

Veja ainda: 10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)