Este método de treino foi criado no japão pelo senhor Izumi Tabata, cientista de um departamento de fisiologia que conduziu testes em vários grupos de atletas aplicando treinos de intensidade moderada e treinos intervalados de alta intensidade.

Nos seus estudos comparativos, os resultados obtidos através de um treino de alta intensidade intervalado foram superiores, existindo uma melhoria não só das capacidades aeróbias mas também anaeróbias.

No treino de intensidade moderada a alta (corrida, bicicleta, natação) foram coletados apenas benefícios no sistema aeróbio.

Este particular método de alta intensidade desenvolvido por este cientista da área da fisiologia, melhora o sistema aeróbio de forma mais eficaz que muitas outras formas de treino cardiovascular tradicional e aumenta também as suas capacidades anaeróbias. Permitir-lhe aumentar a velocidade do seu metabolismo durante e após o exercício, significando que após o final do treino ainda está a queimar calorias por umas horas, sendo uma grande ajuda para a redução de gordura corporal.

Este método tem um grau de exigência elevado e é necessária alguma resistência física e psicológica para o realizar.

Tem uma duração de apenas 4 minutos, cada exercício é realizado por 20 segundos e o descanso entre exercícios é de apenas 10 segundos.

Parece curto e simples, mas vão parecer os 20 segundos mais longos da sua vida.

Guidelines treino Tabata

- 4 minutos de duração total

- 20 segundos de atividade intensa

- 10 segundos de descanso

- total de 8 séries de exercícios

Exemplo de uma sessão de treino Tabata:

- Aquecimento prévio de 5 minutos

- Flexões de braços nos intervalos 1 e 3

- Agachamentos com o peso corporal para os intervalos 2 e 4

- Burpees nos intervalos 5 e 7

- Sprints nos intervalos 6 e 8

- Retorno à calma durante 2 minutos

 

Os exercícios podem ser alterados consoante a sua experiência e preferência

Se os seus objetivos são perder gordura ou melhorar as suas capacidades cardiovasculares opte por este treino de intensidade elevadíssima e de eficácia comprovada.

Se não pratica exercício de forma regular consulte o seu médico antes de utilizar este método de treino.

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