À primeira vista pode parecer que livros e exercício físico têm pouco em comum, mas reunimos alguns que prometem ser ótimos aliados para começar uma nova modalidade desportiva. São perfeitos para quem já não tem paciência para a típica rotina de ginásio e fazer algo diferente.

Flexibilidade

Sugestões de Natal: novas modalidades desportivas para experimentar em 2019

Aprender a fazer a espargata em quatro semanas pode parecer um objetivo ambicioso, mas se calhar é mais fácil do que pensa. No livro “Flexível em 4 Semanas”, Eiko - a reconhecida instrutora de Ioga - explica como ganhar energia e agilidade em tão pouco tempo. Com base num método japonês, trabalhar a flexibilidade poderá trazer benefícios como melhorar a circulação, tonificar músculos e reforçar o equilíbrio.

Trekking

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Andar a pé é dos exercícios mais simples que podemos fazer. Se aliarmos as caminhadas a percursos por Portugal, conseguimos um dois em um: conhecer o nosso país enquanto treinamos. Partindo da ideia de que o que interessa é o caminho, não a meta, Miguel Judas escreveu o livro “Os 200 Melhores Percursos de Trekking de Portugal”, que promete ser uma fonte de novas ideias para caminhar. Sejam percursos em serras e montanhas, planícies e rios, ilhas ou praias e cidades, vai certamente encontrar um (ou vários) que tenham a ver consigo.

Ioga com os mais pequenos

Sugestões de Natal: novas modalidades desportivas para experimentar em 2019

Se procura uma modalidade que possa praticar em família, miúdos incluídos, por que não aventurar-se no Ioga? Mais do que um exercício físico exigente, é sobretudo uma forma de trabalhar a calma e a energia dos mais pequenos. E se precisar de ajuda, pode sempre recorrer ao livro “O Meu Pai é um Biscoito: Ioga para Pais e Filhos”, de Baron Baptiste.

Running

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É impossível negar que a corrida, também conhecida como jogging ou running, se tornou uma das modalidades desportivas mais populares em Portugal. Os motivos para este sucesso são óbvios: não é preciso grande investimento inicial para começar - apenas um par de ténis e alguma força de vontade - e pode ser praticada tanto a solo como em grupos. José Soares, autor do livro “Running. Muito mais do que correr” reuniu um manual completo não só para quem quer começar a correr, mas também para quem já corre e quer melhorar o seu rendimento. Neste guia pode contar com ajuda em questões como motivação, alimentação, suplementos, planos de treino para diferentes distâncias e prevenção de lesões.

Vela

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Quando pensamos em exercício físico, talvez não pensemos imediatamente em Vela. Contudo, velejar pode ser uma prática muito exigente, tanto física como mentalmente. Se é fã de desportos aquáticos, por que não experimentar dirigir um barco à vela? Para quem está a começar, o livro “Aprender a Velejar: Guia de Iniciação”, de Steve Sleight, será certamente uma boa ajuda. Para além de muitas imagens, pode encontrar informações sobre os princípios fundamentais da navegação, necessidades em equipamento e vestuário, aptidões mais importantes a bordo, noções de meteorologia e medidas de segurança no mar.

Escalada

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Se a sua paixão é a aventura, não se preocupe: também temos uma sugestão para si. Fica fascinado com a ideia de escalar montanhas e rochedos, com a adrenalina bem lá em cima? Então o livro “100 Perguntas e Respostas de Iniciação à Escalada” é tudo aquilo de que precisa para começar finalmente a praticar escalada. Quase de certeza que vai encontrar resposta às questões que possam surgir-lhe sobre esta modalidade.

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