Embora muitos o associem a brincadeiras infantis, trata-se na verdade de um exercício bastante completo, sendo por isso frequentemente integrado em treinos de alta intensidade como é o caso doo crossfit. A popular actividade aeróbica promove a coordenação motora e agilidade, podendo ser realizada em qualquer lugar, mesmo ao ar livre. Uma vantagem para quem não tem uma rotina previsível ou não gosta de treinar em espaços fechados.

Por ser um treino que trabalha de forma intensiva o sistema cardiovascular, o resultado é um gasto calórico elevado e o aumento do ritmo metabólico, o que se traduz na queima continuada de calorias mesmo após o final do exercício. Mas quem salta à corda terá benefícios a nível da saúde que vão muito além da perda de peso. Por estimular os músculos e articulações das pernas, saltar à corda melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a combater problemas como a celulite, retenção de líquidos e varizes. Por outro lado, a actividade melhora a postura, agilidade, coordenação motora e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

A nível muscular, saltar à corda trabalha sobretudo os músculos da barriga das pernas, coxas e glúteos. Embora utilize a parte superior do corpo e cintura abdominal, o treino é menos eficaz no desenvolvimento muscular da região superior do corpo. Por isso, para quem quer tonificar a musculatura, torna-se necessário combinar este exercício com actividades físicas complementares.

Por outro lado, saltar à corda exige bastante das articulações. O impacto no chão pode levar ao desenvolvimento de lesões nos joelhos, pernas e ancas, o que poderá no entanto ser minimizado ao usar calçado adequado que absorva o impacto. Quem tem excesso de peso terá de ter especial atenção pois o risco de lesões é redobrado. O mesmo é válido para pessoas que sofram de hipertensão ou doenças cardiovasculares. Se for o seu caso, opte por um tipo de exercício aeróbico equivalente mas de menor intensidade e com menos carga nas articulações.

Se preenche os requisitos para saltar à corda sem correr riscos desnecessários, aproveite os benefícios que a actividade traz. Se quiser melhorar os resultados, experimente os saltos duplos, faça o exercício elevando bem os joelhos, salte cruzando e descruzando a corda, aventure-se nos saltos com a corda ao contrário e alterne entre saltos rápidos e lentos. Com estas variantes verá que não só diversifica o treino, como trabalha um maior número de músculos.