Nem todos os modelos de ténis se adequam a todas as modalidades desportivas. Se é adepta de caminhadas tranquilias e de corridas a ritmo moderado e/ou até mesmo de atividades mais exigentes fisicamente, precisa de calçado adequado.

Veja os cuidados que deve ter antes de comprar o seu próximo modelo. 

Estas são as características que deve procurar quando adquirir o seu próximo par de ténis:

- Reforços

Sustentam as zonas delicadas como o tornozelo e o calcanhar. Procure um modelo que proteja efetivamente estas duas zonas.

- Sola

A sua dureza depende do tipo de atividade para que foi desenhada. Não devem ser demasiado moles sob pena de não garantir conforto e maleabilidade mas também não devem ser demasiado rígidas para não dificultarem os movimentos e para não magoarem o pé.

- Câmara de ar

Amortiza o impacto contra o chão para proteger o calcanhar. Nem todos os modelos de ténis garantem segurança a este nível.

- Palmilha

É desenhada de forma a melhorar a dinâmica de apoio do pé para prevenir lesões e garantir comodidade. Existem marcas com modelos que facilitam o movimento natural do pé e que asseguram uma boa ventilação dos membros inferiores, evitando a transpiração excessiva.

- Desenho da sola

Confere estabilidade e um efeito antiderrapante ao ténis.

- Entresola

Atenua o impacto contra o chão para prevenir lesões.

- Biqueira

A folga que tem dá mobilidade aos dedos e pode levar um reforço para os proteger dos impactos. Atividades físicas mais exigentes exigem uma folga maior. Se só usa os ténis para caminhar moderadamente, não necessita desse reforço suplementar.

- Material

Lycra e pele são os mais utilizados pela flexibilidade e capacidade de ajuste. Existem, no entanto, outros materiais e tecnologias certificadas que garantem conforto e segurança.

- Sistema de atacadores

Dele depende a sustentação final do ténis. O do tipo colmeia é o mais utilizado por ser o mais eficaz.

- Língua

Protege o pé da tensão excessiva dos atacadores e ajuda a ajustar bem o ténis.