Se tomou a iniciativa de se inscrever num ginásio, parabéns! Está no caminho certo para uma vida mais saudável e para obter o corpo tonificado com que sempre sonhou. Mas os principiantes tendem a cometer alguns erros que os levam à desmotivação e por vezes à desistência de praticar deporto. Evite cometê-los e mantenha-se focado no objectivo.

Estabeleça um plano

Pode ser feito por si ou com a ajuda de um professor ou personal trainer. Mas a verdade é que passear pelo ginásio usando uma ou outra máquina não vai surtir o efeito desejado. Terá de criar um ritmo de treino que vá de encontro ao objectivo que tenha, seja perder peso ou tonificar os músculos. Mas atenção, mesmo que esteja entusiasmado para treinar todos os dias, deverá fazer períodos de descanso que permitam a recuperação muscular. Isto é especialmente válido para quem começou agora a praticar desporto e precisa que o corpo se adapte ao treino. E defina metas realistas. Mesmo que prometa a si mesmo nunca mais comer açúcar na vida, mais vale tentar reduzir o seu consumo gradualmente do que acabar por perder a cabeça num dia de desejo.

Comer pouco ou em demasia

Há pessoas que são de extremos e ou utilizam o ginásio como desculpa para fazer os disparates na alimentação sem culpas (erradamente), ou embarcam em dietas extremas passando longos períodos em jejum. Como na maior parte das coisas, o segredo está no equilíbrio. Tente conciliar o exercício físico com uma alimentação equilibrada e lembre-se que para praticar desporto o corpo precisa de energia.

Não aquecer nem alongar

Os dois são importantes e há quem não lhes atribua a importância devida. Mas ao ter preguiça em fazer 5 a 10 minutos de aquecimento poderá lesionar um músculo ou tendão, ficando impossibilitado de treinar por bastante tempo. Um risco que não vale a pena correr. E mesmo que não se lesione, em caso de treinos intensos, as dores serão maiores no dia seguinte se evitar alongar.

Não pedir ajuda aos instrutores

Os exercícios só são benéficos quando executados correctamente. Se mal executados, poderão ser inclusivamente bastante prejudiciais. Deverá aprender com os erros e pedir ajuda aos profissionais da matéria. Anote onde falhou, filme-se a fazer os exercícios de forma a perceber onde está a errar, e lentamente verá os progressos. Não seja demasiado ambicioso. Não tente logo bater o recorde de repetições de um determinado exercício ou levantar a mesma carga de quem treina há mais tempo. Tudo a seu ritmo é a chave para o sucesso.

Andar em ginásios longe de casa

Se após o trabalho ainda tiver de fazer vários quilómetros par ir treinar, o mais provável é que sejam vários os dias em que acabe por não o fazer. Se o ginásio for perto da sua casa, as desculpas para não ir serão reduzidas. Dica: leve consigo o equipamento para evitar passar por casa. Ao fazê-lo, a maioria das pessoas acaba por perder a motivação para voltar a sair.