Para muitos de nós que passam algumas horas por semana no ginásio, é fácil identificar algumas pessoas características que tendem a passar o treino para segundo plano e dedicarem-se a um outro número de atividades que naquele espaço pouco importam.

Hoje escolhi as primeiras 4 pessoas típicas que podemos encontrar em qualquer ginásio.

O cromo do telefone

Tem uma relação inseparável com o telemóvel! Aquele que não larga o
telefone, atende chamadas, escreve mensagens, tira fotos, enquanto treina, ou pensa que treina.

Tem ainda tempo para inserir tudo nas redes sociais, com um sorriso rasgado e uma roupa bonitinha. Arrisco-me a exagerar que até nos exercícios, o telemóvel está presente.

Esquece! Se queres resultados e treinar com algum grau de intensidade, não há nenhum telemóvel que se consiga atravessar no teu caminho. Um alto grau de intensidade implica acabares o exercício e a única coisa que te ocorre é descansar e não tirar uma selfie.

Estás num ginásio certo? O que se faz num local destes? Deixa-me responder-te: Treina-se, ou devia ser esse o intuito!

O iniciante guru

“Não faças esse exercício”, “fecha mais os braços”, “estás a fazer poucos exercícios”

Todos já fomos iniciantes, alguns ainda o são. Isto não representa que saibamos tudo, ou que estejamos já aptos para poder ensinar o que quer que seja.

Se ainda não sabemos sequer treinar, como vamos ensinar alguém? O exercício e o treino são assuntos sérios, que implicam conhecimento.

A sugestão é: Ouve, observa, aprende, ganha experiência, conhecimento e só depois ensinas!

O falador

Conhece todas as pessoas no ginásio e tem conversa com todas também!

Faz uma série de um exercício e perde-se em conversa. Aposto que já nem se lembra o que estava a treinar!

Quando o vemos só pensamos “não, não venhas para este lado com conversas que eu quero é treinar!”

Compreendo que para muitos o ginásio também funcione como forma de escape, de socializar, estar com os amigos, mas há limites! Para mim esse limite é traçado, quando incomodas as outras pessoas com a tua conversa, não as deixando treinar.

Apesar de poder ser um espaço de convívio, não nos devemos esquecer que a razão principal para estarmos ali, é o TREINO! Por isso menos conversa e mais treino!

O meia repetição

Se ainda não perceberam de quem se trata, eu explico um pouco melhor.

Peito inchado e braços abertos que nem um pavão. Barra ou máquina carregada como se estivesse a compilar os pesos. Confiante como ninguém, vai realizar o exercício e…levantou 10cm, ah campeão!

Mas qual é o teu objectivo? É trabalhares o teu físico ou o teu ego?

A carga é um dos factores que podes manipular para criar dificuldade e aumentar intensidade no exercício, mas existem outros, como o número de repetições, séries ou até a cadência.

É importante garantir que realizamos o exercício com um grau de amplitude mínimo que possibilite o trabalho muscular efectivo.

Sugestão: Baixa a carga consideravelmente, concentra-te no exercício, faz a conexão entre a mente e músculo para uma maior contração e realiza o movimento usufruindo de toda a dificuldade.

Tiago Santos

Fitness Specialist