A época do Natal é muitas vezes penosa para o treino e provoca interrupções que, na maior parte das pessoas, leva ao retrocesso dos objetivos, desmotivação e consequente abandono. Para evitar esta situação, podemos adotar algumas estratégias que nos permitam superar estas alturas mais complicadas.

Primeiro precisamos de saber o que acontece nas nossas vidas que possa ser impeditivo de realizar a nossa rotina de exercício físico normal. Eis alguns exemplos:

- férias escolares (ficar com os filhos em casa)

- deslocações para longe

- reuniões familiares

- preparação de refeições

- arrumação da casa

- ir às compras

Estas são as principais objeções que aparecem na nossa agenda e aparentemente têm um peso enorme no dia a dia. Que estratégias podemos adotar para não parar completamente de treinar?

1. Exercício em família

Como manter o exercício físico durante a época festiva

Aproveite que os filhos estão de férias e faça atividades em família, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta ou jogos de futebol. Até pode aliar várias coisas, como ir às compras de bicicleta.

2. Repartir o tempo de treino

Como manter o exercício físico durante a época festiva

Não tem obrigatoriamente de dispender de uma hora seguida de treino para ter resultados. Pode dividir o treino em vários períodos de curta duração. Por exemplo, pode fazer 30 min de corrida de manhã e um treino de resistências (pesos) de 30 min à tarde.

3. Treino calisténico

Como manter o exercício físico durante a época festiva

Quando estamos impedidos de sair de casa ou estamos longe do ginásio, podemos sempre realizar um treino resistido apenas com o peso do corpo. Como exemplo disso temos o Squat (agachamento), Lunge (afundo), Push-up (flexão de braços), Pull-ups (elevações) e Abdominais. Podemos juntar esta estratégia às duas anteriores, fazer um treino de 30 min (apenas com o peso corporal) juntando a família toda.

4. Alongar entre tarefas

Se passamos muito tempo na cozinha, de pé junto ao fogão, vai ser agradável alongar enquanto esperamos que o “acepipe” saia do forno ou que a água ferva. Realizar movimentos de grande amplitude ajuda a diminuir as tensões musculares e aumentar a sensação de bem estar. Cada alongamento demora entre 20 a 30 segundos, por essa razão pode ir alongando entre pequenas tarefas que faz, para não acumular tensão durante as longas horas entre tachos e panelas.

Aqui ficam alguns exemplos de alongamentos que pode realizar entre 20 a 30 segundos em cada posição:

Como manter o exercício físico durante a época festiva

Estas são só algumas estratégias que pode realizar para superar as festas sem perder muito o seu ritmo de treino e manter-se minimamente ativo.

Boas e Saudáveis Festas.

Paulo Quin - Regional Master Trainer Holmes Place

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