Esta pedra semipreciosa é conhecida por potenciar a circulação, aliviar o stress, aumentar a perspicácia mental e fortalecer o funcionamento do sistema imunitário.

A turmalina é uma gema rara. Seduz pelas suas cores sempre surpreendentes. A primeira variedade desta pedra foi descrita no século XVI e no século seguinte ganhou as graças das cortes europeias. Actualmente, países como o Brasil, Sri Lanka e Moçambique são os que mais produzem esta pedra rara.

Esta gema tornou-se um foco de pesquisa em universidades e centros de investigação no mundo inteiro – a turmalina infravermelha é o único mineral no mundo que apresenta electricidade permanente e é também uma fonte natural de iões negativos e raios infravermelhos (FIR).

Usada também para transformar naturalmente a água em água alcalina, esta gema tem qualidades antibacterianas e desodorizantes. A água tratada e aplicada à pele dá um excelente efeito hidratante.

Esta pedra também provou ser eficaz na activação do metabolismo animal e vegetal. Místicos afirmam que segurar uma turmalina restaura o "prana", a energia vital da sua alma.

É ainda muito aplicada em joalharia, assim como em manómetros e alguns tipos de microfones. Nas jóias, a indicolite azul é a mais cara, seguida pela verdelite verde e pela rubelite cor-de-rosa.

A gema é tão apreciada que agora os seus benefícios começam a ser usados em sectores tão diferentes como a industria dos cosméticos e de produtos para o cabelo.

Utilização nos cosméticos
A preocupação com a idade é constante. As mulheres, actualmente, previnem-se com alimentação saudável, exercícios e cuidados cosméticos com o objectivo de camuflar e adiar as marcas que vão chegando com a idade.

O avanço da tecnologia tem ajudado muito. Rugas, manchas, olheiras, e o stress da pele podem ser disfarçados de várias maneiras, uma delas é com a utilização de cosméticos e cuidados em gabinete que adiem os avanços da idade.

Saiba mais na próxima página

A turmalina e os cristais são também indicados para combater e camuflar rugas e manchas. Usada recentemente em cosméticos e equipamentos de estética, a turmalina propicia a capacidade de conduzir, transformar e potencializar fluxos energéticos, traduzindo-se em harmonia e equilíbrio, desencadeando um efeito lifting.

A turmalina no cabelo
Esta gema começa também a ser usada por algumas marcas de produtos de cabeleireiro, por exemplo, em placas alisadoras para cabelo.
Os seus benefícios no cabelo são:

- Mantém a hidratação e os óleos naturais
- Retira a estática
- Produz um alisamento de longa duração
- Mantém o cabelo mais solto
- Minimiza o odor da água

Curiosidades
- A turmalina apresenta-se geralmente sob a forma de cristais com terminações assimétricas (hemimorfismo). É distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces.

- Apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as turmalinas ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho-escuro; as ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris.

- A variedade mais comum de turmalina é a schorl, descrita pela primeira vez por Mathesius em 1524. Estima-se que possa corresponder a 95% ou mais, de toda a turmalina existente na natureza. O significado da palavra schorl é um mistério, tratando-se talvez de uma palavra de origem escandinava.

- Quando aquecidos, os cristais da turmalina ficam carregados electricamente – positivamente numa extremidade e negativamente na outra, tal como uma bateria. As propriedades eléctricas pouco comuns da turmalina tornaram-na famosa no século XVIII.

Fotografia: ©anh pham - Fotolia.com
Agradecimentos: Remington