1. Fortalece o sistema imunitário

Rir aumenta os níveis de cortisol e adrenalina e reduz as hormonas do stress. Além disso, o cérebro passa a produzir mais endorfina, a hormona do bem-estar. Esta combinação favorece a produção de mais células do sistema imune, em detrimento dos estados de depressão e tristeza.

2. Aumenta o bom colesterol

Rir pode aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue, de acordo com uma investigação norte-americana. Os cientistas acompanharam 20 pacientes diabéticos com altas taxas de colesterol LDL no sangue. Todos tomaram medicamentos. Metade desses pacientes continuou o tratamento padrão, enquanto a outra metade, além de tomar a medicação, assistiu a filmes de comédia. Um ano depois, o grupo que foi estimulado a gargalhar elevou os níveis de HDL, o bom colesterol, em 26%.

Está deprimido? Estes alimentos influenciam o seu humor
Está deprimido? Estes alimentos influenciam o seu humor
Ver artigo

3. Previne complicações cardiovasculares

Uma investigação da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Os cientistas separaram dois grupos de pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e que estavam sob cuidados médicos. O primeiro assistiu a vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias. Após um ano, esse grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares.

4. Diminui a pressão arterial

Um estudo realizado na escola de medicina da Universidade de Baltimore (EUA) descobriu que rir diminui a pressão arterial. A equipa estudou 20 voluntários saudáveis, não fumadores. Os voluntários assistiam primeiro a um filme que causasse stress e 48 horas depois viam um filme de comédia. Antes de assistir a cada filme, os voluntários ficavam em jejum e submetiam-se a medições da tensão arterial. No final do ensaio, provou-se que o stress reduz o fluxo de sangue em 35%. Já o riso aumentou o fluxo de sangue em 22%, reduzindo a pressão arterial e aumentando a oxigenação do corpo.

5. É tão bom como fazer exercício físico

De acordo com uma investigação da Universidade de Loma Linda (EUA), uma gargalhada é tão saudável quanto a prática de exercícios físicos. Rir estimula a circulação sanguínea, produz endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar e movimenta alguns músculos, não só do abdómen, mas das pernas, braços, pés e face.

10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
Ver artigo

6. Liberta endorfinas

Rir aumenta a libertação das endorfinas do prazer, bem-estar e felicidade. Isso ajuda a diminuir situações de dor. Um estudo conduzido pela Universidade de Oxford comprova isso mesmo: rir é o melhor remédio. Durante o levantamento de dados, os cientistas analisaram os limiares de dor dos voluntários. Quanto mais alto o limiar, menor é a sensação de dor. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um assistia a 15 minutos de comédia, outros viam programas mais aborrecidos como jogos de golfe ou snooker. Descobriu-se, então, que os voluntários sujeitos a programas de comédia eram capazes de suportar até 10% mais dor do que antes.

7. Queima calorias

Rir intensamente durante uma hora pode queimar tantas calorias como 30 minutos de exercício. A garantia é da famosa neurocientista Helen Pilcher, que também faz carreira em programas de comédia. Uma outra investigação da Universidade Vanderbilt indica que rir 10 a 15 minutos pode queimar entre 10 a 40 calorias.

8. Combate as rugas

Quando rimos movimentamos 12 músculos faciais e ao dar gargalhadas recorremos a 24. Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo mexemos 84 músculos. Todo este exercício facial estica a pele e retarda o surgimento de rugas.

Estes 15 alimentos parecem saudáveis mas não são
Estes 15 alimentos parecem saudáveis mas não são
Ver artigo

9. Aproxima-nos uns dos outros

O sorriso é a primeira forma de expressar emoções, tal como o choro. Os bebés usam-no desde cedo para comunicar e para prender a atenção. Quem não gosta de um bom amigo que ri e que faz rir? Ria mais.

10. Melhora a capacidade de aprendizagem

Um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos. provou que espaços ou momentos de humor durante as aulas aumentam a capacidade de aprendizagem dos alunos, melhorando não só a sua memória como também o aproveitamento escolar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.